A “Puma” foi uma montadora brasileira de automóveis de pequena série.
Veja como surgiram os caminhões da marca brasileira puma
Considerado um dos poucos caminhões de origem brasileira, os da marca “PUMA” eram produzidos em pequena série.
A fábrica instalada na cidade de São Paulo tinha como fim específico construir o esportivo GT Malzoni entre outros esportivos, porém fabricou alguns poucos caminhões também.
As cabines eram em fibra de vidro, uma inovação para a época. Grandes empresas distribuidoras sofriam com a corrosão excessiva das cabines de metal dos fabricantes clássicos e vislumbraram na Puma, uma possibilidade de uso da fibra de vidro em caminhões, pois a marca já possuía expertise nisso.
Empresas como Coca-Cola e Ultragás estavam entre seus clientes e estas empresas possuíam frotas das marcas Chevrolet, Ford e Dodge. O projeto deu certo e a Puma resolveu investir mais.
Com um projeto próprio foi apresentado o primeiro caminhão brasileiro em 1978, modelo chamado de 4T, que tinha capacidade de carga de 4 toneladas, enfrentando concorrentes como o Ford F4000.
A caixa de câmbio era Clark de 4 marchas e vinha com duas opções de motores a diesel, o Perkins 4236 de 3,9 litros, 82 cv e o MWM 229 de 3,9 litros e 83 cv.
1979 foi o melhor ano da empresa, tendo 3.609 veículos fabricados, sendo destes, 179 caminhões. Veja toda a história desta surpreendente marca que muitos não sabiam que chegou a fabricar caminhões.
Assista este incrível vídeo! É realmente sensacional e surpreendente.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário