
Crédito:Divulgação/Estadão
O vídeo orienta como calcular o PBT por eixo.
Muitas vezes o caminhoneiro pega um caminhão, mas fica na dúvida quanto à carga máxima que ele poderá carregar
Uma situação muito comum e que acontece no dia a dia é quando um caminhoneiro pega um veículo para transportar que ele nunca pegou antes e fica na dúvida de quanto será a carga máxima que ele poderá carregar, não é verdade!
Pois bem, explicaremos aqui como isso é calculado eixo por eixo para que você não tenha problema com fiscalizações nas estradas!
Na boa maioria dos caminhões o PBT ou Peso Bruto Total ou Massa Bruta Total já vem descrito ou pintado na carroceria do caminhão, geralmente ao lado da porta do condutor, mas isso não é uma regra e você saberá exatamente como calcular isso sempre que necessitar.
Geralmente vem a tara do veículo, o líquido e o PBT.
Nada mais é do que a massa que é possível transportar em relação a força que este faz sobre o piso e em cada eixo.
O eixo direcional (que é o que fica sob a cabine do caminhão) nesse caso do vídeo é um eixo de rodado simples e que cada eixo simples corresponde a seis toneladas de massa ou peso.
Existem equipamentos que possuem dois eixos de rodado simples que as pessoas chamam de quarto eixo.
Já na parte final do cavalo mecânico, temos o eixo de tração que é duplo e cada eixo duplo corresponde a 10 toneladas de massa ou peso.
Se os eixos estão acoplados ou juntos (truckado), será 8 toneladas e meia para cada eixo, se fosse um cavalo toco só com um eixo, corresponderia a 10 toneladas de massa ou peso por eixo.
A mesma coisa corresponderá ao final da carreta que possui três eixos duplos e cada uma corresponderá a 8,5 toneladas para cada eixo, ou seja, 8,5+8,5+8,5 = 25,5 toneladas só na carreta.
Se os eixos da carreta fossem espaçados (conhecidos como Wanderléa) seria 10 + 10 + 10 toneladas de massa ou peso por eixo.
Então recapitulando se os eixos estiverem separados ou espaçados equivale a 10 toneladas de massa ou peso por eixo. Se estiverem juntos, equivalem a 8,5 toneladas por cada eixo.
O que é a soma de todas as massas ou pesos por eixo?
A soma de todas as massas ou pesos é o que chamamos de massa bruta total ou o mais conhecido PBT, Peso Bruto Total, que no nosso caso, corresponderá a 6+8,5+8,5+8,5+8,5+8,5, ou seja, ao total de 48,5 toneladas de PBT.
Na balança de uma empresa pesará o conjunto como um todo, mas quando você passar em uma fiscalização, os agentes pesarão por eixo, por isso é que é feito esse cálculo, para saber o quanto o piso resistirá ao peso total da carreta.
Quando a carga é granel é mais fácil de calcular se estaria excedendo ou não o peso, mas quando são cargas separadas é mais difícil distribuir essa carga, por isso deve-se ter muito cuidado.
Então, o cálculo final corresponderá ao PBT menos a tara (tara = veículo com sua carroceria + combustível + fluídos) verificando sempre a tolerância também, que no caso do vídeo corresponde a 7,5% por ser um tanque de carregamento homogêneo.
Se ainda persistiu alguma dúvida assista o vídeo que provavelmente todas serão esclarecidas.
Redação – Brasil do Trecho
Faleceu neste sábado (22), aos 96 anos, Nahyra Schwanke, conhecida carinhosamente como Dona Nahyra, uma das mulheres que marcaram época…
Um caminhoneiro morreu em um incidente ocorrido durante o carregamento de soja em uma fazenda no estado do Mato Grosso.…
A empresa Coopercarga está em busca de profissionais qualificados para a vaga de Motorista (Mulheres) ,Se você possui experiência com carreta…
A empresa Carsten Transportes está com um novo processo seletivo para contratar motorista com experiência na função, para participar do…
Um caminhoneiro morreu depois que o caminhão que ele dirigia **saiu da pista na **rodovia BR-116, em um trecho conhecido…
Um caminhoneiro ficou gravemente ferido após a carreta que ele dirigia despencar para dentro de um rio em um trecho…
Este site utiliza cookies.