O canal do YouTube Planeta caminhão entrevistou o agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o inspetor Flávio Catarucci, com o tema da personalização dos caminhões.
Segundo Flávio, está virando “modinha” entre os caminhoneiros, colocar uma luz de led vermelha no lado direito do caminhão na parte final. Conforme o inspetor, como se trata de uma luz a mais e principalmente pela cor, ofusca a visão do motorista que estava em sentido contrário podendo provocar uma colisão fatal.
Mas a situação ainda seria agravada se o tempo fosse chuvoso ou estivesse com neblina, algo que já dificulta a vida dos motoristas no trânsito.
A luz vermelha pode enganar o motorista que vem em sentido contrário já que ela é apenas autorizada para uso na traseira dos veículos.
Segundo o policial, o condutor pode ter esse tipo de pensamento:
“Ah! Essa é a traseira do veículo, ele está no mesmo sentido que estou indo, não é necessário frear.”
Esses tipos de mudanças como luzes e letreiros iluminados entram no requisito de alteração do equipamento do sistema de iluminação.
Quem for pego em um caminhão desse tipo está sujeito a autuação e retenção do veículo. Acompanhe a conversa.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário