O Brasil possui uma das maiores configurações possíveis para seus veículos de carga trafegarem.
Apesar disso, não estão liberados quaisquer conjuntos de eixos, todos devem ser homologados previamente
Carretas do tipo Bitrem, Wanderleia, Canguru, Rodotrem, dentre outras, ou seja, o Brasil tem umas das maiores variações possíveis de configurações para seus veículos de carga rodarem pelas estradas do país.
De acordo com as resoluções do Contran – Conselho Nacional de Trânsito, Normas do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, na base de cálculo do limite de peso de qualquer caminhão, está a previsão do peso máximo que cada eixo ou conjunto pode transmitir ao pavimento.
Já o Peso Bruto Total refere-se à combinação de todos os eixos presentes nos caminhões ou conjuntos, que é o máximo que o veículo pode ter quando estiver carregado.
Apesar disso, os conjuntos de eixos devem ser devidamente homologados.
Logo, se você quer conhecer mais sobre eixos e qual o peso máximo de alguma carreta, assista ao vídeo e confira!
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário