Motores

Antes de chipar ou reprogramar o caminhão você deve saber disso

Será que chipar o caminhão fará com que ele consuma mais combustível?

Vídeo que circula nas redes sociais orienta se realmente vale a pena ou não chipar seu caminhão

Ele começa o vídeo mostrando a batida de um motor Scania e aproveita para perguntar ao mecânico sobre chipar o motor, vale a pena ou não?

Além do custo que pode variar de 500 a 5 mil reais ou mais, dependendo da qualidade, tipo de serviço, experiência da empresa que oferece os serviços de aumento de potência, etc, ele alerta também que para ser feito isso o motor não pode estar cansado e desta forma, o correto seria fazer primeiro o motor.

O chip é um acessório que modifica os parâmetros da injeção eletrônica quanto às suas variáveis, podendo aumentar a potência do veículo, elevando o torque em rotações baixas.

Apesar do chip servir para dar maior potência ao motor, principalmente em ultrapassagens ou retomadas, não quer dizer que no final consumirá mais, pelo contrário, ele gastará menos combustível porque, como têm mais potência, consequentemente o condutor “pisa menos”, ou seja, o veículo gasta menos e anda mais.

O consumo é reduzido em 7% a 12% ou mais, dependendo do tipo de operação e carga que o caminhão terá e o desempenho será bem superior ao original.

Então respondendo a pergunta se vale a pena ou não chipar seu caminhão, a resposta será sim, vale a pena, pois você poderá recuperar o pequeno investimento em apenas alguns meses e além disso, terá mais potência, torque e aumentará a economia de combustível.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto