
Foto: Reprodução/Agência Petrobras
A Petrobras anunciou mudanças na governança da política de preços. O Conselho de Administração, bem como o Comitê de Auditoria, supervisionará as decisões sobre ajustes de gasolina, diesel e outros combustíveis. Na prática, ambos os órgãos participarão na decisão sobre eventuais aumentos ou diminuições de valor.
Hoje é o presidente da estatal, o diretor financeiro e o diretor de logística que decidem sobre reajustes de combustível na Petrobras. Os três decidem com base nos preços do dólar e do petróleo e informam o conselho.
A Petrobras chamou a mudança de nova política de formação de preços domésticos. Segundo a estatal, essa nova política inclui uma camada adicional de fiscalização da execução das políticas de preços pelo Conselho de Administração e pelo Conselho de Finanças com base no relatório trimestral do Conselho de Administração, formalizando uma prática existente.
Segundo uma fonte, a mudança faz parte do projeto do governo de reduzir ainda mais os preços dos combustíveis às vésperas das eleições. Em 19 de julho, a estatal anunciou um corte de 4,9% no preço da gasolina nas refinarias. Não houve queda no preço do diesel naquela época, mas a empresa estava prestes a anunciar uma queda no preço do diesel também.
Periodicidade dos reajustes
O presidente Jair Bolsonaro vem pressionando a Petrobras para cortar preços e trocou a liderança da empresa três vezes desde que assumiu o Palácio do Planalto com o objetivo de fazê-lo.
No comunicado divulgado hoje pela Petrobras, a estatal informou ainda que os procedimentos relacionados à execução da política de preços, como B. A frequência dos reajustes de preços dos produtos, os percentuais e valores desses reajustes, a conveniência e a oportunidade de decidir sobre reajustes de preços continuam sendo de responsabilidade do Conselho.
Embora a Diretoria e a Diretoria agora fiscalizem a execução dos preços A estatal disse que a aprovação acima não implica uma mudança na atual política de preços no mercado doméstico em linha com os preços internacionais, nem o alvará da empresa.
Balanço será divulgado amanhã
Na quinta-feira, o conselho volta a se reunir para discutir os resultados do segundo trimestre da empresa – cujo balanço será divulgado no mesmo dia com a perspectiva de mais um lucro bilionário – e acima para aconselhar sobre o pagamento de dividendos.
Uma fonte disse que a empresa agora tem fluxo de caixa para pagar dividendos superiores a R$ 50 bilhões aos seus acionistas. A ideia, é a estatal antecipar o pagamento de dividendos para apoiar a política tributária do governo para compensar o aumento dos gastos públicos às vésperas das eleições.
O mercado financeiro espera dividendos robustos de R$ 38 bilhões. Na segunda-feira, a estatal informou que não havia uma decisão tomada sobre o tema.
Redação – Brasil do Trecho
Faleceu neste Domingo (22), aos 96 anos, Nahyra Schwanke, conhecida carinhosamente como Dona Nahyra, uma das mulheres que marcaram época…
Um caminhoneiro morreu em um incidente ocorrido durante o carregamento de soja em uma fazenda no estado do Mato Grosso.…
A empresa Coopercarga está em busca de profissionais qualificados para a vaga de Motorista (Mulheres) ,Se você possui experiência com carreta…
A empresa Carsten Transportes está com um novo processo seletivo para contratar motorista com experiência na função, para participar do…
Um caminhoneiro morreu depois que o caminhão que ele dirigia **saiu da pista na **rodovia BR-116, em um trecho conhecido…
Um caminhoneiro ficou gravemente ferido após a carreta que ele dirigia despencar para dentro de um rio em um trecho…
Este site utiliza cookies.