Será que comprar um caminhão no Canadá vale a pena?

Muitos acreditam ser fácil a vida do caminhoneiro por lá, em virtude dos salários serem mais altos, mas a vida no Canadá também cobra bastante do caminhoneiro!

Foto: Autor desconhecido

Muitos acreditam ser fácil a vida do caminhoneiro por lá, em virtude dos salários serem mais altos, mas a vida no Canadá também cobra bastante do caminhoneiro!

Vídeo fornece várias dicas sobre ter caminhão no Canadá

Caminhoneiros que atuam por lá explicam tudo o que ele irá encontrar ao comprar um caminhão no Canadá.

Eles iniciam dizendo quais são as principais despesas que um dono de caminhão terá, veja a seguir:

  1. Gasta muito com o caminhão por lá
  2. Manutenção
  3. Estacionamento
  4. Emplacamento
  5. Seguro
  6. Pedágios e outras taxas

Eles comentam que só de estacionamento gasta-se facilmente por lá 350 a 400 dólares no mínimo, dependendo do lugar de parada, pois é proibido parar o caminhão na rua ou em frente a sua residência. Têm que pagar o aluguel de uma vaga em um estacionamento, caso contrário, as autoridades locais rebocam e as multas são pesadas.

Geralmente os gastos com estacionamento ocorrem nos finais de semana, porque durante a semana estará trabalhando, efetuando viagens e fretes, porém a vaga do estacionamento deve ser garantida para o mês inteiro.

YouTube video
Video: E Traz Que Eu Levo #Canadá

Outra situação normal é a obrigação de ter o seguro do caminhão. No Brasil isso é recomendado, mas não é obrigatório. Já no Canadá se você não tiver o seguro do caminhão, não pegará carga alguma, pois é uma obrigação que seja realizada a cobertura de seu pesado.

O valor do seguro do caminhão por lá, gira em torno de 2.250 dólares por mês, considerada a maior despesa e varia muito o valor de acordo com o modelo e ano. 

O emplacamento custa 700 dólares a cada seis meses, além de outras taxas.

Se você tem um caminhão a manutenção é toda sua e ainda tem a lavagem. Os serviços de manutenção mecânica são caros.

Além de ter um caminhão por lá tem que ter uma empresa, semelhante a um MEI no Brasil, caso contrário não conseguirá efetuar fretes.

Eles afirmam que metade do que ganham destina-se para despesas. Se o caminhão tivesse um problema mais sério, ai teria que pegar um empréstimo ou entrar no cartão para conseguir cobrir os gastos imprevistos.

Confira o vídeo e veja essas e outras dicas importantes relacionadas a comprar ou não um caminhão para atuar no Canadá!

Redação – Brasil do Trecho