Motoristas estão tendo que trabalhar por mais horas para conseguir lucrar no transporte
Com todos os problemas enfrentados pela categoria caminhoneira entre baixo preço de frete, alta nos valores de manutenção e principalmente no litro do diesel, os profissionais têm encontrado como solução a realização de não respeitar uma importante lei para segurança da classe caminhoneira.
Segundo dados levantados pela Confederação Nacional do Transporte(CNT) os caminhoneiros que sofreram multas pela lei do descanso apenas no primeiro semestre de 2002 já são um número três vezes maior do que no mesmo período do ano passado.
Essa estratégia usada pelos motoristas se deve ao fato “de trabalhar mais, ganhar mais”, diante disso os condutores enfrentam jornadas de serviço entre 09 e 15 horas sem parar.
Vale ressaltar que a lei do descanso estabelece paradas de 30 minutos a cada 5 horas dirigindo e deve tirar ao menos uma hora para fazer a refeição.
Com uma jornada de trabalho tão longa, nenhum dos itens citados estão sendo respeitados pelos profissionais e à medida que vigora como uma lei acaba não sendo cumprida.
Alguns motoristas até tentam driblar a fiscalização, mas o disco tacógrafo é a prova viva que a lei não está sendo prioridade para os caminhoneiros.
Redação – Brasil do Trecho