Cuidado ao anunciar seu caminhão, criminosos estão aplicando um novo golpe.

Criminosos estão utilizando aplicativos de anuncios para aplicar um novo golpe, desconfie e tome cuidado.

Foto: Plox

Atualmente é comum anunciarmos em aplicativos e sites de compra e venda. Seja pela facilidade de encontrar compradores por todo Brasil, ou pela rapidez com que é feita a negociação. Entretanto, nesse artigo vamos te alertar sobre os perigos do golpe do classificado.

À primeira vista, ao anunciar seu caminhão, certifique-se se o site de classificados é confiável. Faça pesquisas e leia as avaliações dos usuários sobre aquele serviço e principalmente verifique as reclamações feitas na internet, a fim de validar a confiabilidade desse site e/ou aplicativo. Além disso, existem sinais de que o possível comprador é um estelionatário, confira abaixo uma lista do que não fazer:

Desconfie da solicitação de fotos em excesso

Quando anunciamos o veículo, o próprio site de classificados solicita algumas fotos ou vídeos para seu anúncio, justamente para não deixar dúvidas sobre as condições do seu caminhão. Tal qual, também é possível deixar uma descrição detalhada sobre ele, como detalhes do motor, problemas e vantagens. Contudo, o golpista irá entrar em contato com você via mensagem de texto, solicitando mais fotos e vídeos, além do que já está disponível. Se isso acontecer, desconfie! Edite suas fotos com um tipo de “selo”, coloque seu nome e telefone de contato nela. Isso porque o golpista, cria um novo anúncio com suas fotos e repassa para possíveis compradores se passando por dono.

Não negocie com terceiros

Um caminhão é um produto de alto valor aquisitivo, concorda? Não é comum alguém comprar de você, sem vê-lo pessoalmente e te fazer algumas perguntas, como por exemplo, estado da documentação, existência de multas e conservação do veículo. Entretanto, o golpista diz que não está com tempo de conferir seu caminhão e precisa mandar alguém para fazer a visita por ele. Como álibi ele usa a desculpa de que está devendo um amigo, sócio ou familiar e por isso é essa pessoa que irá te fazer a visita.

Cuidado! É aí que o golpe começa. Ele te pede para não passar nenhuma informação para esse possível comprador, nenhum valor ou detalhes técnicos e apenas mostrar o caminhão para esse indivíduo. Usando a desculpa de que já está tudo resolvido entre eles, contudo esse “comprador” também é uma vítima do golpe e acha que você está apenas mostrando o caminhão, mas que na verdade o golpista é o legítimo proprietário do veículo.

Veja como funciona o Golpe:

YouTube video

Não entregue seu caminhão sem antes receber seu depósito

Depois da visita, o comprador que também é uma vítima, entra em contato com o golpista (Que o enganou dizendo ser o verdadeiro dono e repassando as fotos de seu caminhão, que havia te pedido). e diz que gostou muito e quer efetuar a compra. Aproveitando-se da ingenuidade da pessoa ele diz que primeiro, precisa receber uma parte do valor e que depois disso basta buscar o caminhão

O golpe está feito! A pessoa sem saber que se trata de um golpista, transfere o valor, confiando que na verdade, irá buscar o caminhão que viu na visita. O que é claro não acontece, pois o caminhão é de outra pessoa. Ou seja, o comprador irá até a casa do verdadeiro dono exigindo o veículo, mas na verdade descobre que o dono também não sabia de nada e era mais uma pessoa envolvida na rede de mentiras inventada pelo golpista.

eu seu dinheiro, é possível que ela entre na justiça para reaver o valor. Fazendo com que o anunciante original também seja prejudicado.

Em resumo, esperamos que tenha entendido um pouco mais sobre o golpe do classificado e que fique atento aos sinais prestados por esses bandidos. Lembre-se de sempre procurar a delegacia mais próxima assim que desconfiar de fraude. Caso tenha gostado desse artigo, fique por dentro do nosso site e receba notícias como essa em primeira mão.

Redação – Brasil do Trecho