Na última sexta-feira (12) entrou em vigor a redução de R$ 0,22 por litro de diesel repassado da Petrobras às refinarias. Para entender melhor sobre o que essa mudança impacta na economia do país, a economista Carla Beni, concedeu uma entrevista ao Record News e explicou um pouco do assunto.
A economista afirmou que após o anúncio da Petrobras, ainda existem muitas coisas que acontecem em cima do valor do diesel que podem atrasar a redução anunciada pelo estatal nas bombas dos postos de combustíveis.
O líquido é formado por outros complementos que vêm de importadoras e de outras refinarias formando a composição total do diesel.
Carla também garante que a Petrobras não iguala o preço do combustível do país com o valor do mercado internacional que reduziu monetariamente o barril, por medo da volatilidade que pode acontecer.
O sobe e desce do preço do petróleo pode provocar uma alta instantânea e repentina do diesel, trazendo grandes problemas aos consumidores e a estatal.
Mais benéfico para a economia é aguardar para que o preço internacional se mantenha e esperar um pouco para ver o fim da oscilação no valor do diesel.
A previsão é que o valor do do líquido abaixe ainda mais caso aconteça uma recessão internacional dos países desenvolvidos que logo desenvolveram a menor necessidade de combustível e acarretará na sua redução.
Ao ser questionada sobre a redução no valor dos combustíveis ser de cunho político, a economista afirmou que os líquidos estão com preço reduzido porque o petróleo está com o valor diminuindo em todo o planeta, mas as reduções a respeito da carga tributária em relação aos impostos, podem sim ter viés nas eleições.
Atualmente o valor do barril de petróleo brent está em US$ 97.67.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário