O governo emitiu uma nota de esclarecimento
O auxílio intitulado bem caminhoneiro irá completar uma semana amanhã (16/08) desde a data prevista para o pagamento da primeira e segunda parcela e muitos profissionais ainda encontram dificuldades em receber o valor mensal de mil reais.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que regula o modal, pontua que o ministério do trabalho e previdência é o órgão responsável pelo pagamento do benefício e o seu papel nesse momento é apenas repassar o nome e dados dos motoristas para receberem o auxílio.
Os transportadores autônomos de carga que estavam com Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) vigente em 31 de maio e ativo até 27 de julho deste ano ou com o registro ativo na ANTT de operação entre o primeiro de janeiro e 27 de julho, já estão conseguindo receber as duas primeiras parcelas pagas desde a última terça-feira.
Para os profissionais que não atenderem esses requisitos é necessário fazer uma atualização cadastral podendo ser de duas maneiras.
- Acesso a RNTRC Digital
Para fazer esse procedimento é necessário entrar no portal gov.br e ter uma conta nível prata ou ouro.
- Comparecer a um ponto credenciado
Vários pontos de atendimento estão espalhados pelo país para poderem dar melhor esclarecimentos e informações aos caminhoneiros.
Vale ressaltar que além de se enquadrar em todos os requisitos, o caminhoneiro precisa ter uma conta no caixa tem, mesmo aplicativo que pagou o auxílio emergencial em 2020/21.
Redação – Brasil do Trecho