Motores

Vejam os motores de combustão a hidrogênio da Toyota que são 100% ecológicos

Desde a aprovação da Cop26, que as montadoras do mundo inteiro estão focadas nas reduções de dióxido de carbono e CO2 em seus veículos.

A Toyota vem demonstrando que está antenada, propondo novas tecnologias que envolvem seus motores

O futuro vem exigindo das montadoras do mundo inteiro a redução de emissões de dióxido de carbono e CO2 em seus veículos. 

Desde a COP26 – Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, que esse processo ganhou ainda mais força e sendo assim, novas tecnologias estão sendo apresentadas, como os veículos elétricos, híbridos, movidos a biocombustível e até hidrogênio.

A novidade foi a intensificação da fabricação de veículos elétricos, mas que para muitas pessoas, parece que algo ficou para trás, ou seja, a emoção de ouvir o som do motor!

Pelo menos até hoje, conforme o vídeo, os motores elétricos não trouxeram essa mesma emoção ao elevar sua potência a altas rotações.

Pensando no consumidor a Toyota trouxe uma nova proposta de motores movidos à combustão através do hidrogênio e com um excelente desempenho ambiental.

Em 2021 a Toyota anunciou que está desenvolvendo um motor 1.6 movido a hidrogênio de três cilindros em linha. No mesmo ano, ela colocou seu projeto em testes severos.

Na verdade a Toyota vem estudando esse processo de veículo movido a hidrogênio desde 2017, mas ainda sem previsão para começar a comercializar.

Akio Toyoda, presidente e diretor executivo da montadora japonesa, comentou que a Toyota “deu o primeiro passo para testar e desenvolver seu motor a hidrogênio, com a mentalidade necessária para enfrentar o desafio”.

“Imagino que as coisas parecerão um pouco diferentes daqui há 10 anos e espero que as pessoas olhem para trás e vejam como abordamos o desafio com positividade, aproveitando cada momento”.

O propulsor foi instalado em um carro similar ao Corolla esporte, feito para corrida. A combustão dos motores a hidrogênio ocorre sete vezes mais rápido que os a gasolina, resultando em boa responsividade, porém será necessário desenvolver uma injeção capaz de suportar essa queima.

O ronco do motor a hidrogênio traz de volta a mesma sensação de ouvir o motor a combustão. Trata-se do motor G16e-GTS turboalimentado, ou seja, o mesmo motor que equipa o Yaris GR movido a gasolina, porém modificado para o uso a hidrogênio, com injeção adaptada para o novo combustível.

Apesar de ter participado de corridas, o modelo ficou abaixo do esperado, daquilo que seria o ideal. Porém, o motor conceito da Toyota foi capaz de percorrer 1.634 km em 24h sem quebrar.

Basicamente o inovador motor da Toyota é alimentado por tanques de hidrogênio, comprimido a 700 bar de pressão. Seu princípio de funcionamento é muito similar aos dos motores a gasolina. Como um motor normal ele tem quatro tempos, ou seja, admissão, compressão, explosão e exaustão, tendo um sistema de injeção direta.

A explosão ocorre através do encontro do hidrogênio e do oxigênio, saindo apenas vapor de água pelo escapamento. A única emissão que o motor a hidrogênio pode gerar é o consumo do óleo do cárter, que seria mínimo e aprimorável com o tempo.

Assista o vídeo:

Alto custo é o grande obstáculo

O que mais está dificultando o avanço do motor movido à combustão de hidrogênio é o preço deste combustível. Usando combustíveis fósseis na obtenção do elemento químico, a produção do hidrogênio até poderia ser barata, mas por outro lado, ficaria fora do ponto de vista ecológico.

Então a solução seria o chamado hidrogênio verde, sem o uso de emissão de CO2 na produção.

A fim de reduzir os custos, em 2021 a Toyota iniciou a industrialização e produção de hidrogênio verde, ou seja, somente através de energia renovável. O hidrogênio verde foi usado no Corolla esporte na corrida de 24h, que mencionamos anteriormente.

Além do motor a combustão de hidrogênio, existe também a alimentação de motores elétricos com célula de combustível a hidrogênio.

Quando o hidrogênio encontra o oxigênio é gerado eletricidade para os motores elétricos, dispensando o uso de pesadas baterias.

Este é o caso do Toyota Mirai, um elegante sedan que é comercializado pela Toyota desde 2015, pioneiro como veículo movido com célula a hidrogênio.

A Toyota acredita que isso representa o início de uma nova geração de veículos elétricos. Com o lançamento da 2ª geração do Mirai, passamos para o próximo estágio da evolução, afirma a montadora, empurrando os limites do potencial do hidrogênio para a mobilidade limpa.

É um carro com design verdadeiramente desejável e com desempenho impressionante. Sua autonomia é estendida graças a um sistema de célula de combustível totalmente redesenhado.

No entanto é fácil reabastecer, colocando o motorista de volta na estrada em apenas alguns minutos.

https://brasildotrecho.com.br/2022/07/qual-a-diferenca-do-motor-113h-para-o-112h-scania/

Toyota e Yamaha, juntas pela combustão a hidrogênio

No início de 2022 a Toyota e a Yamaha anunciaram uma parceria para desenvolvimento de um motor V8 de cinco litros e 450 cv. Apesar de ser famosa por suas motocicletas, a Yamaha já produziu muitos motores para automóveis, inclusive motores para equipes da Fórmula 1, como Brabham e Jordan.

O projeto é baseado no motor de cinco litros do esportivo RCF da Lexus, divisão de luxo da Toyota, mas com modificações nos injetores, cabeçotes e nos coletores de admissão.

Yoshihiro Hidaka, presidente mundial da Yamaha, diz que “os motores a hidrogênio abrigam o potencial de serem neutros em carbono, mantendo nossa paixão pelo motor de combustão interna viva”.

“A união de empresa com diferentes culturas corporativas e áreas de especialização, bem como o aumento do número de parceiros que temos é como queremos liderar o caminho para o futuro”.

Utilizar o hidrogênio é uma maneira de manter os motores a combustão e sem o impacto dos motores a gasolina ou outros combustíveis fósseis.

Imagine daqui a cinquenta anos um Maverick com o hidrogênio revivendo seu motor V8, não seria demais?

E você o que acha? Qual a sua opinião sobre os motores elétricos e a nova tecnologia de motores a combustão de hidrogênio, proposta pela Toyota?

Deixe seus comentários aqui no Blog Brasil do Trecho

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

10 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

11 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

11 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

11 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

11 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

11 horas atrás