Água desmineralizada corrói o motor? Por que ela é a mais indicada?

O professor de Engenharia da Faculdade FMU e consultor técnico da Revista “O Mecânico”, Fernando Landulfo, explica que fluído de arrefecimento não é agua, trata-se de uma mistura de água com aditivo apropriado. 

Foto: Mega Dicas

Água de torneira no radiador nem pensar, veja o porque.

Professor explica o motivo de utilizar no radiador água desmineralizada

Geralmente quando um funcionário de um posto de gasolina ou até mesmo um mecânico de uma oficina diz que seu radiador está sujo e tem que ser palitado, ou melhor, limpo, a primeira coisa que verificamos é a utilização de água encanada para efetuar a limpeza, soltando-se a borracha que fica na parte inferior do radiador e coloca a borracha d´água pela tampa superior.

Desta forma, permanece ali por alguns minutos até o radiador apresentar uma coloração de líquido mais limpa e menos “amarelada”. O detalhe qual água vai ser reposta no radiador? Veja o que é correto e o que não é, na opinião de um especialista.

O professor de Engenharia da Faculdade FMU e consultor técnico da Revista “O Mecânico”, Fernando Landulfo, explica que fluído de arrefecimento não é agua, trata-se de uma mistura de água com aditivo apropriado. 

O problema de utilizar água de torneira e água mineral é que os aditivos utilizados na primeira (que também contém sais minerais) e os sais minerais da segunda, podem sofrer reação química com os aditivos inibidores de corrosão do fluído de arrefecimento e prejudicar a sua performance.

Água pura não se usa dentro de motor, explica o professor. Tanto a água pura (desmineralizada), quanto a água de torneira ou mineral podem ocasionar corrosões em materiais ferrosos e não ferrosos. Utilizar água desmineralizada não é porque ela não corrói e sim porque ela não ataca os aditivos formadores do fluído de arrefecimento.

Leia mais:

Mesmo que se filtre duas vezes a água em um filtro de barro e depois em outro, isso não remove os sais minerais contidos nessa água. Esses sais minerais reduzem a eficiência dos aditivos inibidores de corrosão.

Logo água de qualquer espécie, não se vai para o radiador do carro, o que se vai é uma mistura de água desmineralizada com o aditivo correto, que normalmente já vem pronto para uso.

YouTube video
Video: o Mecânico

Redação – Brasil do Trecho