Conheça a história da Caterpillar também conhecida como CAT

Todos os tratores Caterpillar eram modelos esteira movidos a combustão interna e a companhia começou a crescer muito rápido.

Foto: Reprodução da internet

Vejam como surgem as grandes empresas, com muito talento, ousadia e bastante criatividade.

Seus tratores e máquinas incríveis

Benjamim Leroy Holt nasceu em 01 de janeiro de 1849 em Concord no estado de New Hampishire, seu pai William Max Holt era dono de uma serralheria, que se especializou em carrocerias de carroças.

Em 1864 um dos irmãos de Benjamim, chamado Charles, se mudou para São Francisco no estado da California e fundou a C.H Holt & Company, que se especializou na construção de rodas de carroças de depois de um tempo passou a fazer rodas para bondes.

Em 1869 Benjamim passou a trabalhar na madeireira de seus pais e depois que eles faleceram se mudou para a Califórnia para ajudar seus irmãos. Pouco tempo depois fundaram a empresa chamada Stockton Wheel Company.

Benjamim era considerado um gênio para a mecânica e para os negócios e começou a mostrar suas qualidades e logo inventou uma colheitadeira puxada por cavalos para a colheita de trigo.

Mas Holt sabia que logo a mecânica que estava surgindo em breve substituíram os cavalos e passou a estudar sobre máquinas motorizadas.

Então em 1890, criou um trator a vapor que tinha 60 cv e logo caiu no gosto da população local. Em 1892, Benjamim se tornou o presidente da companhia.

Perto de onde eles estavam existia uma fábrica de tratores chamada Best Manufectoring Company, fundada pelo genial inventor Daniel Best. Era um típico aventureiro norte americano do século XIX, que quis tentar a sorte no oeste dos EUA – Estados Unidos da América.

Ele trabalhava na serralheria desde criança com seu pai, porém ele sofreu um acidente perdendo três dedos da mão esquerda e decidiu trabalhar com a cabeça, como ele mesmo dizia e começou a inventar máquinas, como o separador de grãos e então a partir daí inicia sua saga ganhando cada vez mais dinheiro inventando novos implementos agrícolas, vem a oportunidade de mecanizar as colheitas.

Então surgiram os primeiros tratores a vapor e essas máquinas provaram ser muito eficientes, porém os veículos eram muito pesados, passando fácil de vinte toneladas e na região o solo era arenoso, fazendo com que as máquinas afundassem com frequência.

Benjamim Holt tentou encontrar uma solução para o problema e propôs a utilização de largas rodas, porém o trator ficou muito largo com 14 metros de comprimento e isso tornava a manutenção muito cara e pouco prática.

Em 1901 o ferreiro norte americano Alvin Orlando Lombard inventou um trator chamado Lombard Steam Loger Hauler, com esteiras ou puxador de toras, desenvolvido para a indústria madeireira local, no estado do Maine, extremo oposto de onde Benjamim vivia.

Benjamim havia viajado até a Inglaterra para encontrar uma solução para o problema, descobriu a invenção de Lombard e pagou 60 mil dólares a ele para poder fazer veículos utilizando sua invenção. Benjamim melhorou e patenteou muitas invenções de Lombard e em 1904 foi feita a primeira demonstração de sucesso, o trator Holt sob esteiras.

Em 1909 Daniel se aposenta e seu filho Clarence Leo Best assume a companhia. Em 1910 a Holt compra a Best e Clarence deixa a direção da empresa para fundar a C.L.B Tractors Live Satisfaction, que continua a aperfeiçoar as ideias de seu pai, desenvolvendo máquinas com motores a combustão interna.

Em uma das demonstrações dos tratores Holt, um fotógrafo da companhia chamado de Charles Clement comparou o movimento das esteiras ao de uma lagarta, cujo nome em inglês é Caterpillar. O apelido pegou e Rolt começou a comercializar seus produtos com o nome de Caterpillar.

As esteiras provaram serem muito eficazes em terrenos difíceis e quando estourou a primeira Guerra Mundial surgiram os primeiros tanques com esteiras, considerado o veículo mais importante em uma batalha terrestre.

Os tratores da Holt também foram utilizados na guerra no transporte de cargas e munições. Após a guerra a companhia Holt Manufacturing também passava por problemas financeiros e em 1920 falece Benjamim Holt aos 71 anos de idade.

Clarence e Holt trocaram muitas farpas e haviam muitos processos judiciais um contra o outro até que os investidores das duas companhias decidiram unir forças para superarem a crise e fundaram a Caterpillar Tractor Company, colocando Clarence como seu presidente.

Todos os tratores Caterpillar eram modelos esteira movidos a combustão interna e a companhia começou a crescer muito rápido. Porém eles sentiram a crise de 1929 e a grande depressão dos anos 30. Apesar disso a empresa voltou a crescer devido ao novo plano do presidente Franklin Delano Roosevelt, que investiu pesado em grandes obras de infraestrutura no país, gerando milhares de empregos, para resolver o problema do desemprego em massa que assolava o país.

Nessas obras os tratores da marca foram amplamente utilizados. Então a Caterpillar decidiu desenvolver seus próprios motores a diesel. Esses motores estavam ganhando cada vez mais espaço no seguimento da mecânica pesada, por oferecerem muita força em baixa rotação.

Ao final dos anos 20 fizeram seu primeiro motor, que em 1931 começaram a comercializá-lo em seus tratores. O modelo D9900 também chamado de Old Betsy, que era um motor de 4 cc.

Neste mesmo ano a empresa trocou a cor cinza de seus modelos pela amarela vista até nos dias de hoje. O intuito era ter uma cor visível tanto de dia, quanto de noite e que agradece aos olhos.

Ainda em 1931 criou a motoniveladora auto Patrol que foi criada após comprarem a Roxo Greider Manufactoring Company em 1928. Criada em 1903 a empresa fez a primeira motoniveladora motorizada, chamada de Moto Highway Patrol. Os motores foram aprovados pelos clientes tanto pela força, quanto pela economia de combustível, que só consumiam metade de um similar a gasolina. A Caterpillar ajuda seus clientes a converterem seus motores a gasolina pelo diesel e isso a fez passar pela crise e pela depressão.

Em 22 de setembro de 1954 falece Clarence Leo Best, ficando à frente da Caterpillar até a sua morte. Em 1959 apresentou o trator D9, o maior da empresa até então. Nesse mesmo ano começou suas operações no Brasil em instalações alugadas, fabricando tratores.

No ano seguinte, compram um grande terreno na cidade de Santo Amaro na capital de São Paulo, onde começaram a construção de sua fábrica brasileira. Em 1955 a empresa apresenta um trator assentador de tubos, pai Player chamado de 583.

Esse trator possuía um poderoso guindaste que içava tubos e outros materiais pesados. Em 1960 inaugurou a filial brasileira da Caterpillar e o primeiro veículo fabricado no país foi a motoniveladora 12, que possuía um motor de 115 cv. No início desses anos os setores de obras e mineração estavam exigindo veículos cada vez maiores.

Em 1962 lançaram o primeiro caminhão fora de estrada o 769. O grande caminhão basculante poderia transportar duas toneladas de terra a uma velocidade máxima de 66 km/h, vinha equipado com motor de 6 cc e turbo e potência de 400 cv.

Nos anos 60 seus motores começaram a sair dos canteiros de obras para as rodovias, sendo que os modelos série 1.600 de 6 cc e o série 1.100 V8, fizeram relativo sucesso na época. Logo as principais montadoras de caminhões nos Estados Unidos começaram a oferecer motores Caterpillar como opção.

Em 1965 a Caterpillar entra no ramo de tratores e empilhadeiras, quando adquiriu a Towmotor, uma das principais fabricantes do setor no país. Em 1970 a Caterpillar no Brasil ia muito bem. O modelo 12 estava quase totalmente nacionalizado e sua fábrica ia a todo vapor. Nesse mesmo ano passa a fabricar o primeiro trator de esteira no Brasil, o modelo d-4d, que vinha como motor de 76 cv.

Ainda nesse ano as vendas ao exterior superaram as dos EUA – Estado Unidos da América. Em 1972 a empresa cria a sua primeira escavadeira hidráulica, o modelo 225, equipado com motor 3208/1 uma evolução da série 1100 e passou também a equipar caminhões. Também lançaram o motor 3406 de 6 cc, sendo considerado por muitos o melhor motor de caminhão já feito.

Outro feito para a manutenção da boa reputação da marca foi a inauguração da fábrica de manufatura em Bettendorf no estado de Iowa. Em 1977 a empresa apresenta o enorme trator D10, sendo o primeiro a utilizar esteiras dispostas em triângulo, com a roda dentada e de tração elevada, que diminui a carga excessiva do trem-de-força, aumentando a durabilidade mecânica.

Nessa época a Filial brasileira se expandiu muito com diversos produtos, incluindo o caminhão fora de estrada 769 e a escavadeira 225. Ao final de 1976 a empresa inaugura uma segunda fábrica no interior de São Paulo em Piracicaba.

Em 1979 a empresa mudou o tom de amarelo, passando a se chamar amarelo Caterpillar. Em 1981 lançaram a família de motores 3500. Esses imensos motores fabricados na planta de Lafaiete no estado de Indiana, foram cruciais para equiparem os grandes geradores de energia, barcos, locomotivas e veículos gigantes que a corporação desenvolveria no futuro.

No mesmo ano compraram a fábrica de motores Solar Turbines, famosa por ser do setor aeroespacial, passando a focar no setor industrial, onde desenvolveram grandes geradores movidos por motor a jato. Em 1985 cria o modelo 416, que foi seu primeiro trator retroescavadeira.

Nessa época, o Brasil passava por um momento difícil, mas a filial brasileira superou essa fase com investimentos e nacionalização de componentes, além de ser fabricante exclusiva de alguns produtos da marca. Em 1986 faz um trator de esteiras ainda maior, o modelo D11, que tinha 4,5m de altura e 6,70 de largura. Vinha com um motor de 3508, um V8 de 34,5 litros e meio e 770 cv.

Nesse mesmo ano ela cria a divisão de tratores agrícolas Challenger, que ficou famosa por suas enormes máquinas dotadas de esteiras. Em 1989 cria outro gigante, a pá carregadeira 994, que pode carregar quase 44 metros cúbicos de terra de uma vez só, que vinha com o imenso motor 3516b, um V16 de 69 litros e 1375 cv.

Em 1992 lança a enorme pá carregadeira 992b, primeira a usar Joystick no lugar do volante. No início dos anos 90 no Brasil abriu o mercado dos importados e com isso a empresa aderiu a nacionalização de seus produtos e outros deixaram de ser fabricados, como os caminhões fora de estrada por exemplo.

A empresa continuou investindo na fábrica brasileira com o objetivo na exportação de produtos exclusivos. A filial brasileira passou a montar também os motores médios 3116, para os caminhões nacionais GMC. Nos anos 90 a corporação estava com uma gama muito grande de modelos de veículos, que atendiam diversos seguimentos, com muitos produtos no setor de mineração.

Em 1997 lança o gigantesco basculante 797, que por muitos anos foi considerado o maior caminhão do mundo, equipado com o curioso motor 3524. São dois motores separados que trabalham juntos, que davam um total de 24 cc e que desenvolviam 3550 cv.

Em 1998 compra a fabricante de motores a diesel Perkins e dessa forma a empresa passaria a usar os famosos motores nos veículos menores e no mesmo ano cria uma linha de veículos compactos para a construção.

Em 2001 a empresa inclui a tecnologia Acert – Advance Combustion Emissions Reduction Technology em seus produtos, um sistema sofisticado que reduzia o índice de emissões e atendia as mais altas exigências do mercado, que passou a equipar a nova família de motores série C, atendendo desde veículos menores até as maiores máquinas.

Em 2008 a divisão de tratores agrícolas Challenger foi vendida para o grupo AGCO, porém até hoje, a rede de concessionárias Caterpillar, da América do Norte, comercializa os tratores da Challenger. Em 2007 apresenta o sistema D7e que usa o sistema de transmissão elétrica que vinham equipados com o motor C9, que pode vir atender a versão agrícola sem a lâmina dianteira. O maior motor da Caterpillar é o C17520, um enorme motor, um V20 de 105.8 litros, que desenvolve 4000 cv.

No Brasil a empresa expande suas atuações nas antigas instalações da Chrysler em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba e a filial paranaense inaugurada em 2011. 

Em 2012 é lançada a gigantesca escavadeira 620b hfs que é a maior do mundo e pode carregar em sua pá 65 m³ de terra de uma vez só. O veículo tem 11,92 metros de altura e 13,13 metros de largura que também possui a tecnologia de uso de dois motores, um V16 de 60.2 litros, que desenvolvem 4500 cv de potência combinada.

A empresa brasileira vai “de vento em popa” e a marca é conhecida por sua robustez, resistência e qualidade de seus produtos. Confira o vídeo e vejam esses e outros detalhes.

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Redação – Brasil do Trecho