Conheça os últimos caminhões bicudos da Volvo

Como especialistas de nosso país consideravam esse estilo de cabine mais eficiente para nosso país, a Volvo decidiu incentivar e fabricar o modelo.

Foto: Reprodução do Facebook

A última série de caminhões bicudos da Volvo, conhecida como NH.

Eles deixaram saudades e muitos desejaram seu retorno

Após a resolução 210 do Contran, que limita o tamanho dos caminhões, os pesados de cabine avançada, os “Cara-Chatas” dominaram o mercado brasileiro.

Como especialistas de nosso país consideravam esse estilo de cabine mais eficiente para nosso país, a Volvo decidiu incentivar e fabricar o modelo. O lançamento do FH12 ajudou a aumentar a visibilidade dos carca-chatas em nosso mercado.

De qualquer maneira, até 2006, a grande maioria dos caminhões produzidos aqui no Brasil eram modelos de cabine recuada, os famosos bicudos e que é até hoje a configuração preferida de muitos caminhoneiros brasileiros.

O NH12 chegava em junho de 1999, para atualizar a série dos bicudos e apesar de terem sido verdadeiros sucessos, vendendo muitas unidades, produzindo caminhões potentes naquele período, já estavam ultrapassados para as exigências do mercado.

Inicialmente o modelo contou com duas opções de motor, o D12c com capacidade de gerar 380 cv, com 188 kgfm de torque e o de 420 cv com 204 kgfm de torque. As caixas de marcha disponíveis eram de 14 ou 16 marchas.

Naquele período o design da cabine do caminhão foi considerada inovadora, pois era maior, mais alta e tinham para-brisas maiores também, tendo 3 opções, uma cabine normal com teto baixo, outra leito de teto baixo e uma terceira leito com teto alto.

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Vinha com eixos de série 4×2, 6×2 ou 6×4, suspensão a ar ou molas parabólicas. O modelo também foi equipado com tecnologia de ponta, vinha com computador de bordo, ABS, piloto automático, equipamentos impressionantes para aquele período. Mais a frente veio a série A340 que como o próprio nome diz, vinha com 340cv, mas foram fabricadas poucas unidades.

Em 2003 recebeu uma atualização visual, tanto na parte interna quanto na parte externa da cabine. Nesse mesmo período foi lançada a versão 460, que gerava 460 cv de potência e 220 kgfm de torque. Era oferecido na versão 4×2, 6×2 e 6×4.

Os modelos da série receberam novo motor o D12D, que entrava no lugar do D12C e D12A. Essa linha recebeu várias edições especiais, sendo elas a Top Class que foi lançada em 2001e no ano seguinte recebeu uma edição comemorativa de 25 anos da Volvo no Brasil e a série Ocean Race.

No fim de sua produção o modelo ainda fez parte da Caravana da Coca Cola.  Em todas essas edições, os modelos eram oferecidos com todos os opcionais possíveis e alguns até mesmo exclusivos para suas versões.

Nesses anos em que esteve no mercado, seus principais concorrentes eram o Scania 124, o clássico Mercedes 1938, o Mercedes 1944 e o Iveco Eurotec 370. Porém como tudo inevitavelmente um dia chega ao fim, no início do ano de 2006 a Volvo decidiu dar fim a produção de toda a sua série N.

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Redação – Brasil do Trecho