Após mudança nas placas dos veículos do Brasil, muitos bandidos se aproveitaram dessa novidade e já encontraram maneiras de clonarem o emplacamento para obter alguma vantagem nessa história.
A placa estilo Mercosul é padrão para todos os países do bloco onde não mais identifica o estado como acontecia no emplacamento antigo que vigorava no Brasil.
Atualmente a placa se distingue pela nacionalidade e não pelo estado de origem do veículo e também houve alteração dos seus dígitos trazendo uma letra a mais em substituição de um número.
Como os bandidos começaram a clonar esse tipo de emplacamento, os Detrans de vários estados decidiram tomar algumas medidas para tentar evitar possíveis fraudes.
Em pedidos feitos ao governo federal os estados pretendem criar um sistema para aprimorar esse padrão de emplacamento principalmente em fiscalizações na licitação e nos trabalhos de empresas de estampagem das placas.
Após a mudança para o estilo Mercosul, o número de empresas estampadoras cresceu consideravelmente e fiscalizações em relação ao serviço desses estabelecimentos não seguiram o crescimento desse setor.
Segundo os estados, com a mudança alguns itens de segurança emitidos anteriormente pelas unidades federativas foram retirados da placa como efeitos diferentes no acabamento, lacre e até o brasão dos municípios. Além disso, o uso do QR code também facilita para o fraude nas placas.
Em uma plataforma de vendas muito conhecida pela internet foram encontradas placas Mercosul sendo comercializadas, o que mostra a fragilidade do novo sistema de emplacamento.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário