Novo modelo de concessão pode reduzir pedágio em até 22%

Caso seja aprovada, essa proposta pode reduzir o pedágio em até 22%! Visto que, uma das alterações sugeridas pelo Ministério da Economia ao Ministério da Infraestrutura.

Novo modelo de concessão pode reduzir pedágio em até 22%
Foto: Reprodução / Internet

A proposta pode trazer alívio para o bolso do consumidor

O Governo Federal estuda mudanças nos contratos de concessão de rodovias federais. Segundo relatos, a mudança se daria ao fato de tentar reduzir a incidência da devolução dos trechos repassados para iniciativa privada. 

Como aconteceu com a Triunfa Concebra, no ano passado, que desistiu de operar na BR -153, 262 e 060, que passaria pelo estado de Goiás.

Caso seja aprovada, essa proposta pode reduzir o pedágio em até 22%! Visto que, uma das alterações sugeridas pelo Ministério da Economia ao Ministério da Infraestrutura seria compartilhar o risco de demanda do operador privado com a União. Ou seja, as empresas privadas teriam uma maior segurança, durante o período das obras, diferente do que acontece agora. Além do mais, o contrato passaria a prever revisões periódicas dos aspectos econômicos, financeiros e de tráfego. 

As obras também poderão ser suspensas em caso de pouco fluxo de carros se comparado à estimativa apontada no edital. Nesse novo modelo, o preço do pedágio seria reajustado somente se o contrato estiver nos últimos dez anos de vigência. 

O aumento da tarifa também poderia ser substituído pela prorrogação do prazo de concessão, sendo de interesse do operador.

Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) em 08 de outubro, nove praças de pedágio começarão a operar em Goiás. Nas regiões de: Talismã, Santa Tereza de Goiás, Uruaçu, São Luiz do Norte, Jaraguá, Barro Alto e Planalmira. 

O valor das tarifas serão entre R$ 10,60 e R$ 13,10 nos quilômetros sob responsabilidade da Ecovias do Araguaia. Segundo o Diário do Estado, esse seria só o começo e novos postos também serão inaugurados, ainda no próximo mês.

Esperamos que essas medidas, realmente melhorem a vida dos motoristas que precisam passar por essas estradas. Para mais notícias, acompanhe nosso blog, Brasil do Trecho! 

Redação – Brasil do Trecho