
Foto: Reprodução / Internet
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre a história dos ônibus da Ford e como eles foram desenvolvidos ao longo dos anos. Confira maiores detalhes e curiosidades sobre os modelos de cada década, a seguir:
Vamos começar pela década de 80, quando a Ford lançou o famoso micro-ônibus com base no caminhão leve F4000, que foi desenvolvido em parceria com a Marcopolo.
Entretanto, é bom lembrar que a Ford, já teve uma importante participação na criação de ônibus mais antigos, sendo uma das pioneiras, assim como no setor de caminhões! Sua influência era forte, principalmente na construção de chassis e mecânica.
Durante os anos 60 e 70, os chassis dos caminhões Ford F600, eram utilizados por grandes fabricantes como a Caio, contudo por não ter sofrido grandes atualizações sofreu uma enorme queda nas exportações para países da América Latina (Seus principais clientes).
A Ford cogitou um chassi F700 que não foi concretizado, fazendo com que a marca ficasse um tempo sem oferecer nenhum chassi para ônibus, condizente com o mercado.
Em 82, com a intenção de entrar no vantajoso mercado de micro-ônibus, firmou uma parceria com a Marcopolo e apresentou no 12° salão do automóvel o micro-ônibus FB4000.
O micro tinha um bom visual e era apresentado nas versões: Executivo, turismo, escolar e urbano, com capacidade entre 16 e 28 passageiros. Devido ao grande número de concorrentes, o modelo não conquistou o mercado e foi fabricado apenas até o ano de 85.
Em 93, a Ford fez uma nova tentativa de transporte de passageiros e dessa vez seu foco foi o transporte escolar, utilizando o chassi do caminhão F1200. O motivo para tal interesse, é que nessa época o ministério da educação estava investindo em transporte para as crianças, principalmente as de zona rural, tendo como inspiração o transporte escolar americano.
O sucesso aqui no Brasil foi pouco, mas muitos modelos foram exportados para América Latina. Dentre os motivos do baixo desempenho da linha, seria o gosto do mercado brasileiro e que já eram vistos como antiquados.
Em 93, em parceria com sua concorrente, Volkswagen, criou a Auto Latina e lançou seu primeiro chassi, voltado exclusivamente para ônibus, o b1618. Nesse caso, a vida útil do produto foi mais longa, sendo fabricado até 99.
Por fim, nos dias de hoje é extremamente raro ver um ônibus com a logo da Ford e pode ser considerado uma relíquia na história de nossos transportes. Gostou desse artigo? Acompanhe nosso blog, Brasil do Trecho, para mais histórias como essa.
Redação – Brasil do Trecho
Faleceu neste Domingo (22), aos 96 anos, Nahyra Schwanke, conhecida carinhosamente como Dona Nahyra, uma das mulheres que marcaram época…
Um caminhoneiro morreu em um incidente ocorrido durante o carregamento de soja em uma fazenda no estado do Mato Grosso.…
A empresa Coopercarga está em busca de profissionais qualificados para a vaga de Motorista (Mulheres) ,Se você possui experiência com carreta…
A empresa Carsten Transportes está com um novo processo seletivo para contratar motorista com experiência na função, para participar do…
Um caminhoneiro morreu depois que o caminhão que ele dirigia **saiu da pista na **rodovia BR-116, em um trecho conhecido…
Um caminhoneiro ficou gravemente ferido após a carreta que ele dirigia despencar para dentro de um rio em um trecho…
Este site utiliza cookies.