Um caminhoneiro que dirigia um Volvo FH teve que mostrar todo o seu talento, habilidade e experiência nas estradas para conseguir passar por uma subida e uma curva ao mesmo tempo.
O veículo estava carregado e precisou de ajuda de algumas pessoas sinalizando na via para poder concluir a manobra com êxito.
O motorista precisou empinar um lado do caminhão que ficou com as rodas sem tocar o chão. A ação foi um pouco arriscada e o risco de tombamento se tornou eminente.
Por uma junção de experiência, sorte e ajuda, o caminhoneiro conseguiu concluir a manobra que com certeza se não fosse feita atrapalharia e muito a sua viagem.
Para realizar esse tipo de manobra o veículo pode até ser bem potente, mas o que realmente manda é o torque para uma arrancada precisa.
A força pela distância de um eixo rotacional mostra até quanto o caminhão aguentaria para fazer essa arrancada. No caso citado do vídeo o motorista precisaria realmente ser experiente para mostrar toda a sua força.
O torque acontece quando uma determinada força é aplicada há um movimento de rotação também conhecido como momento de alavanca.
Normalmente o torque é calculado pelo kgfm(quilograma x força x metro) multiplicando à força pelo eixo rotacional e a distância do local onde a força foi aplicada.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário