Caminhoneiro

Caminhoneiro veja como justificar seu voto

Fique atento para não pagar multa

Nessa última eleição, cerca de 30 milhões de brasileiros deixarão de votar, o que corresponde a 20,03% do eleitorado. Caso faça parte desse grupo de pessoas, vamos mostrar algumas formas de justificar sua ausência, lembrando que em alguns cenários estará sujeito a multa.

O prazo para justificativa é de 60 dias, após o período da eleição. Caso não tenha votado nesse último dia 02 de outubro e não conseguiu justificar seu voto no dia da eleição, terá até o dia 01 de dezembro de 2022 para enviar sua justificativa ao governo. Existem algumas maneiras de realizar esse procedimento, são elas:

Aplicativo do e-Título: Você consegue baixá-lo tanto em Android, quanto em IOS. Nele você encontrará a função de justificativa e como já passou o dia da eleição, será necessário anexar um documento que comprove seu motivo.

 Formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição): Nesse caso, ele deverá ser entregue a qualquer cartório eleitoral ou enviado via postal para autoridade de sua zona eleitoral. Também será necessário anexar um documento de comprovação.

Sistema Justifica: Um site da justiça eleitoral em que você consegue realizar o procedimento de justificativa de forma online, sem a necessidade de baixar um aplicativo, como é o caso do e-Título. Nesse caso também será necessário o documento que comprove o motivo de sua falta.

Por fim, todas as justificativas serão analisadas e as que não forem aceitas, os responsáveis deverão pagar uma multa. Esperamos que essas dicas tenham te ajudado, fiquem atentos ao segundo turno, a fim de evitar problemas com a justiça eleitoral. 

Para mais notícias como essa, acompanhe nosso site, Brasil do Trecho! 

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto