A formalização de uma escola especifica para motoristas de caminhão ingressarem na profissão pode ser fundamental para suprir o mercado atual e futuro.
A determinação com os estudos e a persistência em querer seguir a profissão, são algumas das etapas enfrentadas por aqueles que pretendem ser caminhoneiros
O mercado precisa tentar atrair jovens para a profissão de caminhoneiro. Para que isso aconteça, uma série de processos tem que ser ultrapassados por eles, como treinamentos, certificações e em especial habilitações feitas nas próprias empresas, dentre outros. Porém, na prática, nem sempre essas oportunidades são oferecidas para quem não possui experiência.
Além do amor e vontade de ser caminhoneiro, os jovens tem que se preparar para enfrentar esse mundo e isso inclui muito estudo e dedicação por certo tempo, até chegar a “pegar” no volante.
Muitos caminhoneiros foram praticamente conduzidos pela emoção e não tiveram a oportunidade adequada para se estruturarem ou se prepararem melhor, o que mais à frente, pode ser um grande problema e acabar frustrando os planos daqueles que querem seguir a carreira e podem acabar desistindo precocemente.
Assista o video:
É do conhecimento de todos que muitos desafios terão que ser superados ao longo de sua carreira, como a segurança nas estradas, falta de infraestrutura e pontos de parada, o baixo valor dos fretes, o alto preço dos combustíveis, que inflacionam os preços de pneus, peças e manutenções dos veículos, a falta de oportunidades para início do primeiro emprego, dentre vários outros.
Mesmo assim, aquele que têm na veia o sangue de ser caminhoneiro, nunca desiste de tentar até conseguir ter sucesso em sua profissão, que vai muito além de um simples emprego de trabalho é uma opção e forma de viver, um sonho para ser concretizado e a imensa satisfação de pegar as estradas dirigindo um pesado pelo Brasil à fora.
As transportadoras estão encontrando dificuldades de encontrar motoristas qualificados no mercado para atuarem. Elas até estão verificando as exigências atuais, mas precisam fazer bem mais que isso, ou seja, precisam oferecer salários compatíveis com suas atividades que serão exercidas, além de plano de saúde, cesta básica, plano odontológico, plano de carreira, pagar horas extras, principalmente em feriados trabalhados, folgas justas aos motoristas e demais direitos e benefícios que as outras empresas oferecem.
Leia também:
Atentos a isso, o mercado de trabalho e mais especificamente, as empresas transportadoras estão buscando também qualificar jovens que queiram ingressar na profissão. Para muitos especialistas, essas ações devem ser feitas de forma permanente, para atrair cada vez mais profissionais e assim suprirem a necessidade atual e futura e isso tudo para evitar a falta desses profissionais no futuro.
Por outro lado os governos, federais, estaduais e municipais devem pensar também em incentivar o ingresso desses jovens interessados, através de cursos técnicos gratuitos, treinamentos e a condução desse profissional até a sua contratação.
A idealização de uma Escola específica para caminhoneiro pode ser um importante meio de manter e suprir as demandas atuais e futuras do mercado brasileiro, que tendem a crescer.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário