Conheça a lendária série de caminhões da Scania 112H e 142H

Nas várias décadas em que a Scania produziu caminhões para trafegarem em nossas estradas brasileiras, como a primeira que trouxe a linha “jacaré” ou a terceira que trouxe a linha 113h

Foto: Scania

Eles fizeram história e até hoje são considerados um dos melhores modelos já fabricados no país.

Confira a matéria e tire suas próprias conclusões sobre esses icônicos modelos da montadora mais adorada do Brasil

Nas várias décadas em que a Scania produziu caminhões para trafegarem em nossas estradas brasileiras, como a primeira que trouxe a linha “jacaré” ou a terceira que trouxe a linha 113h, vale recordar os modelos da série 2, que chegavam em nosso mercado em março de 1981, como o T112.

Ele vinha nas versões T112M, destinado para aplicações rodoviárias, e o T112H que servia tanto às aplicações rodoviárias, quanto as aplicações offroad e ainda tinha o T112E que servia às aplicações especiais e fora de estrada.

Os modelos “M” e “H” foram disponibilizados como 4×2 e 6×2, enquanto o “Z” era disponibilizados como 6×4. Porém, de todos esses a versão que mais vendeu foi a 4×2.

A cabine da versão “T” poderia vir com leito modelo CT-19 ou modelo de cabine simples CT-13, que vinha com sofá-cama, tendo a possibilidade de defletor também. Em comparação ao L-111, a cabine do 112 era mais espaçosa, tinha uma leitura mais dinâmica do painel de instrumentos e ainda continha uma boa visibilidade para manobras.

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Todos eles foram equipados com motores DL-11, o mesmo utilizado na série 1 da Scania. Esse motor tinha 11 litros e podia vir na versão aspirada ou turbo.  Na versão aspirada tinha a capacidade de gerar 203 cv de potência e torque de 77 kgfm. Sua versão turbo tinha a capacidade de gerar 296 cv e torque de 111 kgfm. A versão turbo vinha curiosamente também com a letra “S” na grade frontal.

A caixa de marcha tinha duas opções, uma com cinco marchas a frente e outra com dez marchas a frente. Naquele mesmo ano, a versão turbo ganhava novidades, tendo melhorias no sistema de injeção e alimentação, desenvolvendo dessa forma 305 cv de potência e 126 kgfm de torque.

Outra novidade foi a chegada do modelo T142 e R142, sendo a “T” o modelo com cabine recuada e a “R” com cabine avançada. Nesse período também foi disponibilizada a versão “R” de cabine avançada para o modelo 112.

O modelo 142 foi equipado com motor DS-14 V8 de 14 litros, com capacidade de gerar 375 cv e 151 kgfm de torque. A caixa continuava com duas opções de 5 ou 10 marchas.

Em 1983 a Scania anunciou uma grande novidade para comercialização a partir de 1984, que foi a chegada do intercooler, nos motores de 6cc, para os modelos T112, passando então para 333 cv e 142 kgfm de torque.

Nessa época o governo tentava implementar o programa pro álcool e também foram produzidas algumas versões dos modelos 112 movidas a álcool, sendo feitas para trabalhar exclusivamente no setor canavieiro, mas foram poucas unidades.

Dois anos depois, em março de 1987, chegavam os novos modelo da geração da série 2, os modelos HS e ES da linha Super Advanced, que traziam melhorias no cardã mais robusto, barra estabilizadora na dianteira, tanques em inox, nova caixa de marchas GR-871 de 10 marchas, dentre outras novidades.

Os modelos “T” e o “R” receberam intercooler, ganhando 12 cavalos de potência, passando para 400 cv e 161 kgfm de torque, novos filtros de combustível, ar e água, melhorando ainda mais o desempenho do veículo.

Em agosto de 1989 chegavam os “EW” para aplicações pesadas fora de estrada e o “HW” que poderia ser usual dentro e fora das estradas. Assista ao vídeo e vejam esses e outros detalhes desse icônico modelo da marca.

Redação – Brasil do Trecho