Conheça a história do caminhão Scania

A marca sueca se tornou uma das maiores fabricantes de caminhões do Brasil e é adorada por muitos caminhoneiros.

Fábrica scania. Foto: Divulgação

A marca sueca se tornou uma das maiores fabricantes de caminhões do Brasil e é adorada por muitos caminhoneiros.

São mais de 130 anos de história da fabricante Scania

Nascida na Suécia a fabricante Scania se tornou uma das maiores fabricantes de caminhões, ônibus, motores industriais e marítimos do mundo, mas seu sonho não era tão grandioso assim no início, sendo uma união de fabricante de vagões com fabricante de bicicletas.

A Scania atingiu números incríveis de vendas em todo o mundo. No Brasil é natural encontrar modelos de ônibus, caminhões e máquinas da marca. A Scania é líder mundial em soluções de transporte. Ela lidera também a transição para um sistema de energia mais sustentável.

É importante ficar atento para compra de caminhões usados, uma ferramenta de trabalho com um valor elevado pode dar um grande prejuízo em caso de compra errada.

Atualmente na fábrica de São Paulo ela testa ônibus e caminhões movidos a eletricidade. A unidade recentemente aumentou sua fábrica de montagem e pretende atender as outras marcas do grupo Traton, em que também faz parte.

Líderes mundiais na fabricação de caminhões pesados, ônibus e motores

Diversos eventos marcaram mais de um século de história da marca, como a fabricação de carroças, bondes puxados a cavalos e vagões de trem. A empresa teve seu início em 1891e seu nome era Vabis e a Vabis se juntou com a Maskinfabriks-aktiebolaget Scania, produtora de bicicletas.

Assim, os primeiros produtos fabricados foram bicicletas e em apenas oito anos depois, em 1902, a Vabis lançava o seu primeiro caminhão e em seguida, em 1905, o primeiro carro da Scania. Em virtude das dificuldades, as empresas se uniram em 1911, nascendo a Scania-Vabis.

Um tempo depois ela lança seu 1º ônibus, tendo motor á combustão. Tratava-se do modelo Nodrmark, considerado como um marco na história do transporte público. Ele alcançava 20 km/h que para a época eram impressionantes. Os bancos vinham com pele de alce. Após crescer bastante na Suécia, a Scania expandiu e em 1913 abriu sua primeira subsidiária na Dinamarca.

Está presente em mais de cem países, tendo em torno de 54 mil empregados em todo o mundo. Tem linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina assim como as maiores fabricantes como Volkswagen, Mercedes-Benz, Volvo, DAF, Iveco e MAN.

No ano anterior, a Scania no mundo entregou 88.930 caminhões, 4.436 ônibus e 1.786 motores. Atualmente ela faz parte do grupo Traton.

Hoje em dia, na fábrica paulista, estão sendo testados ônibus e caminhões movidos a eletricidade. No início de 2023, começa a valer a lei de controle de emissões de poluentes, a Proconve P8, que equivale a Euro 6, que está vigente na Europa desde 2014. Desta forma, a fábrica paulista já está apta para produzir motores que atendam essa solicitação.

Scania, mais de 60 anos de Brasil, uma história de muita inovação e pioneirismo

A fábrica de São Paulo, localizada em Bernardo do Campo, funciona até hoje, desde 1962, como sendo a sede da empresa no Brasil, apesar da Scania já atuar por aqui desde 1956, utilizando as instalações da Vemag em 1957, no bairro Ipiranga.

A fabricação do 1º caminhão Scania no mercado nacional ocorreu em 1958. Era o modelo L75, cujo governo na época exigia a nacionalização de ao menos 35% de sua produção. Ele tinha potência de 165 cv com o motor D-10, com sistema de injeção indireta, resultando em uma economia de 25% a mais que seus concorrentes como Volvo, Scania, Iveco, DAF entre outros, totalmente diferente do atual caminhão mais potente do mundo.

Como novidade e pioneirismo da Scania no Brasil, podemos destacar:

  •  Em 1958, a fabricação do modelo L 75, que modificou totalmente o conceito dos modelos de caminhões no Brasil.
  • Em 1963, trouxe a novidade da direção hidráulica.
  • Em 1968, o implemento da suspensão pneumática nos ônibus.
  • E, 1972, a chegada dos icônicos modelos “Jacarés” e ainda a vinda do 1º ônibus com motor traseiro. 
  • Em 1974, lançamento da cabine avançada, com o LK 140.
  • Em 1978, a produção do primeiro articulado do país o modelo B 111 RS. 
  • Em 1983, a inserção do intercooler nos motores.
  • Em 1991, a vinda da família “Série 3”, sendo até hoje uma das maiores lembranças.
  • Em 1998, a apresentação do inovador chassi 8×2, a novidade do freio auxiliar Retarder e da injeção eletrônica de combustível. 
  • Em 1999, chega o lançamento do modelo L94 UB, o primeiro ônibus urbano de piso baixo.
  • Em 2001, o lançamento da caixa automatizada Opticruise e ainda o ônibus de 15 m. Nesse mesmo período entra em ação uma nova forma de pensar e prestar serviços. 
  •  Em 2007, chega a família de pesados P, G e R e no ano seguinte a família de ônibus da Série K. 
  • Em 2010, lançada a apresentação do sistema de apoio ao motorista denominado como Driver Support.
  • Em 2011, importantes contribuições ao meio ambiente, sendo pioneira na comercialização de motores Euro 5 e a venda dos primeiros ônibus e caminhões movidos com o combustível etanol na América Latina.
  • Também em 2011, trouxe a sofisticação do modelo premium para os semipesados, inovando ao trazer tração 8×2, mais a caixa automatizada Opticruise como opcional, cabine leito e ainda suspensão pneumática.
  • Em 2013, lançado o Streamline, sendo um caminhão 4% mais econômico que o Euro 5.
  • Em 2014, tornou o câmbio Opticruise de série para os semipesados. 
  • Em 2015, lançamento do pesado 8×2, com 4º eixo original e do biarticulado.
  • O ano de 2016 é marcado pela chegada do 1º ônibus no país movido a gás GNV/biometano.
  • Em 2017, houve a implantação dos Serviços Conectados e do revolucionário e pioneiro programa de manutenção com planos flexíveis.
  • Em 2019, começou a ser vendida a Nova Geração de caminhões, que oferece menor consumo de combustível de até 20% sobre a geração anterior e também foi implantado o novo formato de venda de soluções, denominado como sistema TMA, que personaliza ainda mais a compra da solução ideal pelo cliente.

No aniversário deste ano, em 02 de julho de 2022, a empresa lançou um modelo comemorativo de seus 65 anos de existência no mercado nacional. Refere-se a um pacote de itens para o modelo do caminhão R450 e R540 com teto alto.

Esse kit relacionado à edição comemorativa teve a produção limitada de 265 unidades e possuem saias laterais e defletores, lataria pintada na cor Nardo Gray (um espécie de cinza fosco), tendo faróis de neblina sobre o para brisa e para-choque, vindo equipado com climatizador, geladeira e rodas de aço com pintura preta.

Consolidação no mercado de caminhão

Ao longo dos anos, a Scania foi se consolidando no mercado nacional e mundial, sempre representando o sinônimo de robustez, boa mecânica, sofisticação e segurança e conforto como um ar-condicionado nos caminhões.

A marca também produz caminhão caçamba, caminhão pipa, caminhão munck, carreta entre outros modelos para atender a grande necessidade de caminhões do transporte rodoviário de cargas no Brasil.

Expansão mundial em fabricação de caminhão

Ao longo de mais de um século de história a Scania expandiu a fabricação de seus modelos de caminhões no mundo inteiro e atualmente está presente em mais de cem países, como truck, toco entre outros.

Marcelo Galão, diretor de oferta e soluções da Scania Latin América, afirma que “a unidade instalada no Brasil em São Paulo, tem capacidade para produzir até 30 mil veículos por ano com condições de suportar a demanda mundial da marca”, afirma.

Ele também confirma que para o futuro a fábrica de São Paulo produzirá motores elétricos. Sendo assim, o Brasil se tornará provavelmente em um polo exportador dessas novas tecnologias de eletrificação, contudo, o executivo ainda não comentou quando isso irá ocorrer.

Chegada ao Brasil na fabricação de caminhão

Com sua chegada ao Brasil em 1956 e iniciando a fabricação de caminhões na década de 60, com a união dos grupos Scania-Vabis e sua mudança para São Bernardo, a empresa marcou sua trajetória por ser pioneira em uma engenharia de ponta, pela qualidade dos produtos e serviços com foco na necessidade do cliente.

Atualmente a Scania Brasil fornece produtos da marca para o mundo inteiro, além do mercado interno. É uma das fabricantes mais adoradas pelos caminhoneiros brasileiros, em virtude de seus lendários veículos que marcaram toda uma geração.

Representação do mercado brasileiro para Scania

A Scania considera o Brasil como sendo o maior mercado de caminhões em que ela atua no mundo. O desempenho da empresa em nosso país destacou-se pelos seus produtos que possuem boa combinação entre economia de combustível e potência, indicando o caminho da sustentabilidade ambiental econômica e social, tendo a conectividade de seus serviços, como sua principal inovação, desenvolvendo pacotes no auxílio da gestão de frota e manutenção.

Com a ideia de atender a produção de ônibus e caminhões elétricos já a partir do início de 2023, a fabricante inaugurou um novo centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Entre as atribuições da área estão as pesquisas para a implementação desses veículos elétricos no mercado nacional, incluindo testes com ônibus e caminhão movidos à eletricidade que já estão em funcionamento no pátio da empresa em nosso país.

Caminhão de maior sucesso da marca no Brasil

Um dos modelos de maior sucesso da Scania no Brasil é o L111, o famoso jacaré, cuja produção iniciou-se em 1976. Esse caminhão fez tanto sucesso que até hoje em dia é lembrado por caminhoneiros e é possível velo rodar nas estradas brasileiras, em operação normalmente e isso é realmente incrível para um modelo de mais de 45 anos de fabricação.

Ele trouxe a novidade da direção hidráulica e cabine leito e explodiu em aceitação no mercado nacional da época. Teve produtividade por cerca de seis anos e em 1981 foi substituído pelo modelo T112.

Os modelos da marca entregam uma grande durabilidade, consequentemente para quem vai utilizar para ferramenta de trabalho, conseguirá ter uma retorno financeiro maior.

Redação – Brasil do Trecho