Ele será 100% elétrico e sua recarga poderá ser feita em alguns minutos
Considerado como o maior caminhão da Mercedes-Benz já fabricado.
O eActros Long Haul é um caminhão da Mercedes-Benz que ganhou uma versão 100% elétrica e que vem chamando muita atenção dos países do continente europeu principalmente.
Além de ser muito bonito e elegante, ele possuirá uma autonomia impressionante e muito atrativa, ou seja, com as baterias totalmente carregadas, segundo a montadora Mercedes, ele fará 800 km. Desta forma, dá para fazer uma longa viagem sem ter que se preocupar com o carregamento de suas baterias. São três conjuntos de baterias totalizando 600 kw.
Seu motor pode gerar 812 cv de potência. Esse modelo da Mercedes foi apresentado neste mês de outubro na Europa, porém é um protótipo e ainda está longe de se tornar um modelo em produção. No próximo ano algumas unidades serão entregues para a montadora na Alemanha, para efetuar testes com transportes de cargas.
A previsão é que ele só chegue nas lojas para ser comercializado em 2024 e consequentemente, seu lançamento no Brasil demorará um pouco mais, quem sabe lá para o ano de 2025.
Você deve estar pensando então sobre o trabalho que dará para recarregar essas baterias, não é mesmo? Porém, se existir uma estação de recarga rápida, em apenas 30 minutos será possível recarregar 80% de sua energia. Procedimento considerado bem rápido, já que o modelo poderá rodar muitos quilômetros depois disso.
Atualmente é difícil imaginar um veículo tendo uma estação de recarga tão rápida assim aqui no Brasil e em tão pouco tempo, porém até ele ser comercializado por aqui, isso poderá ser possível.
Como a linha Actros já é bem tecnológica, todos os equipamentos existentes na atualidade farão parte do pacote oferecido pela marca para o modelo Long Haul, como por exemplo, o sistema de câmeras que substitui os retrovisores convencionais e o sistema de segurança e frenagem, que controla o caminhão toda a vez que um veículo menor ou até mesmo um pedestre, se aproxima do caminhão.
É uma transformação que visa atender inicialmente o mercado europeu e posteriormente os demais mercados potenciais também. A briga promete ser bem acirrada e em especial com as fabricantes que apostam que os modelos elétricos ainda demorarão um pouco mais para serem implantados, em virtude da maioria dos países não ter ainda uma infraestrutura adequada para atender toda essa demanda.
Mesmo que existam pontos para recarga, não será somente isso que terá que ocorrer, pois o próprio aumento da demanda por energia elétrica, exigirá maior produtividade da mesma, o que fará com que os países tenham que encontrar formas de produzi-la cada vez mais e isso não ocorre da noite para o dia, poderá demorar décadas para acontecer.
Isso tudo sem falar do período de adaptação das próprias fabricantes de caminhões e seus fornecedores de peças, que atualmente possuem estoques para atendimento de motores à combustão movidos à diesel ou até mesmo outras formas de combustíveis, como o gás por exemplo, e terão que se adaptar também a uma nova realidade.
Resta aguardarmos o que o futuro nos espera.
Redação – Brasil do Trecho