Esse motorista sabe o que faz e mostra para todos, uma forma diferente de colocar a retro escavadeira na caçamba.
É uma operação muito arriscada e que deve ser evitada, mas que demonstra todo o domínio desse operador
No início não se sabe exatamente o que ele pretende, mas aos poucos ele se aproxima da traseira do caminhão caçamba e ao chegar bem perto ele projeta a pá dianteira para cima.
Alguns caibros de madeira são dispostos na caçamba do caminhão para apoiar a máquina. Ele mede a distância e apoia a pá dianteira sobre a caçamba do caminhão.
Com a força hidráulica da pá dianteira apoiada completamente na caçamba, ele empina a máquina colocando as rodas dianteiras sobre a base da caçamba do caminhão.
Em seguida, apoia os braços de sustentação do veículo no chão e eleva o veículo horizontalmente na direção da caçamba. Até ai não acreditamos que ele conseguirá adentrar a caçamba do veículo, pois a retro escavadeira está elevada quase na mesma altura do caminhão, mas parece que a manobra não será possível de concretizá-la.
Inclinado na direção da caçamba, ele vira seu banco em sentido oposto e totalmente para trás e então ele arreia a pá traseira da máquina no chão, servindo de apoio e como uma alavanca, para impulsionar o pesado maquinário em direção à caçamba, cujo objetivo final é colocar o veículo sobre o caminhão para transporte da máquina.
A pá traseira agora eleva o veículo na mesma altura da caçamba, mas ainda resta dúvida de como ele conseguirá adentrar a caçamba do caminhão. Os braços de apoio são removidos agora e a máquina está apoiada apenas pelas duas pás dianteira e traseira.
Com o auxílio da pá traseira ele embica a máquina em direção a caçamba, que desliza suas rodas dianteiras para dentro do caminhão, porém, mais da metade da máquina está para fora ainda.
Então ele desce a pá traseira para que os braços de apoio voltem a tocar o chão e ao fazer isso, a pá traseira é recolhida para mais perto, dando a possibilidade de impulsioná-la mais uma vez.
Os braços seguram a máquina inclinada e a pá traseira novamente eleva a escavadeira e os braços de sustentação mais uma vez são recolhidos, permitindo a pá traseira empurrar a máquina até as duas rodas traseiras tocarem a caçamba do caminhão.
Agora a pá dianteira é elevada e a máquina é cuidadosamente impulsionada novamente pela pá traseira até encostar a retro escavadeira completamente para dentro do caminhão e então esta é recolhida.
Por fim, ele desloca a máquina cuidadosamente para o interior da caçamba do caminhão, se aproximando da cabine e pronto, o veículo está na posição para o transporte.
Apesar de ser uma operação possível de ser feita, esse procedimento deve ser evitado, pois o risco de acidente é muito grande e não vale uma vida em que seu operador, pode se machucar seriamente ou até mesmo, ocasionar uma fatalidade. Se o chão que é de terra cedesse, o pesado maquinário poderia tombar.
Apesar disso, a habilidade desse operador é impressionante. Ele não vacila em nenhum movimento, demonstrando todo o seu domínio sobre o equipamento. É um “baita” profissional e provavelmente possui muitos anos de experiência!
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário