Quanto será que ganha um caminhoneiro que atua com um caminhão 3/4

Primeiramente é muito importante saber o custo fixo, ou seja, quanto tem que pagar para manter a sua empresa? Quanto ganha um caminhoneiro 3 / 4 agregado?

Foto: Reprodução da internet

Primeiramente é preciso saber o custo fixo para manter o caminhão e a empresa.

Com essa conta é possível prever o quanto tem que fazer por dia e quantos quilômetros é preciso rodar

Primeiramente é muito importante saber o custo fixo, ou seja, quanto tem que pagar para manter a sua empresa? Quanto ganha um caminhoneiro 3 / 4 agregado?

Tem que saber o custo fixo, o gasto com pneus, alimentação etc. Em seu caso específico, na região que atua, ele comenta que são 2.500 reais fixos mensais que se gasta para manter seu caminhão e a sua empresa. Logo por dia, ele tem que fazer em torno de 600 reais para conseguir manter tudo isso, rodando em média 100 a 130 km por dia.

É preciso deixar uma parte separada para despesas indesejáveis e inoportunas que podem acontecer. As vezes é necessário também considerar uma despesa para pagar ajudantes, tanto para carregar, quanto para descarregar.

YouTube video
Video: Vida de Agregado

Esse capital de giro deve ser calculado para conseguir pagar suas despesas, guardar um pouco e ainda ter uma reserva para cobrir as manutenções.

Infelizmente ele comenta que a maioria das empresas estão pagando muito mal e nem sempre chega a cobrir e conseguir sobrar uma quantia que dê para o caminhoneiro sobreviver.

É muito importante saber calcular seus gastos, para que não pegue serviços que não valem a pena e que não cubram nem as despesas básicas. É essa conta que o caminhoneiro tem que aprender a fazer, sempre que for atuar como agregado ou prestar serviços de frete diretamente como autônomo.

Dá um pouco de trabalho no início, mas com o tempo fica bem fácil de prever a conta que deve ser feita, toda a vez que for atuar no mercado fazendo fretes.

Leia também:

Não cabe mais ao caminhoneiro trabalhar sem saber o quanto ele precisa ganhar e o quanto ele terá de despesas fixas. Essa falta de controle é que em muitos casos acabam “falindo” e desmotivando o caminhoneiro de continuar atuando nesse segmento.

A internet e as tecnologias atuais oferecem muitas facilidades de automatizar esse cálculo e devem ser utilizadas para fazer qualquer tipo de frete. Nunca deixe a emoção falar mais alto que a razão e haja sempre com muito planejamento e organização, sabendo exatamente por onde irá passar, onde irá parar para abastecer, pernoitar etc.

Redação – Brasil do Trecho