Porque os caminhoneiros não conseguem ir as votações presidênciais

Uma das dificuldades dos caminhoneiros em votar é o fato de que eles não param, no dia das eleições, exatamente no município em que se encontra sua zona eleitoral.

Foto: Nelson Junior

Uma das dificuldades dos caminhoneiros em votar é o fato de que eles não param, no dia das eleições, exatamente no município em que se encontra sua zona eleitoral.

Existe um Projeto de Lei que se votado permitirá aos transportadores de cargas votar em qualquer região do país

Os caminhoneiros em épocas de eleições, sempre enfrentam obstáculos para conseguirem votar, pois normalmente estão em viagens a trabalho, em outros estados e em regiões em que não se encontra exatamente, a base de sua Zona eleitoral.

Eles simplesmente não conseguem prever com exatidão, no dia da eleição, por onde estarão trafegando e desta forma, não conseguem votar. Segundo o senador Acir Gurgacz do PDT / RO poderia ser possível votar de forma itinerante, sem qualquer risco de fraude.

Atualmente, muitos caminhoneiros acabam justificando o voto em trânsito, para que não sofram qualquer penalidade maior. O fato é que existe ai uma oportunidade importante de melhoria processual eleitoral, para que atraiam esses potenciais eleitores também e simplesmente não deixem mais de votar em seu candidato preferencial.

Esses votos são expressivos e representam uma quantidade aproximada de 1 milhão e meio de caminhoneiros, entre autônomos, cooperativas e empresas de transporte.

Pensando nisso, já existe um Projeto de Lei nº 5.598/2019, do PDT/RO, através do senador Acir Gurgacz, que permite ao caminhoneiro poder votar normalmente em qualquer zona eleitoral do país, necessitando efetuar um cadastro especial e diferenciado na Justiça Eleitoral. 

Apesar de ser muito interessante, o Projeto de Lei aguarda a apresentação de emendas para votação. Ainda chegará o dia que o caminhoneiro poderá votar em um posto de combustível ou em um ponto de apoio na beira de uma rodovia, por exemplo, que de forma criptografada, poderia votar de qualquer lugar do país, não sendo necessário ir até uma zona eleitoral. Fica a dica!

Redação – Brasil do Trecho