Caminhoneiro

Será que a Iveco copiou a Scania

Os modelos de cabines do Iveco S-Way e do Scania 500S, por exemplo, até lembram realmente o design externo de um e de outro.

O reaproveitamento interno das cabines das principais fabricantes de caminhões acabaram deixando características semelhantes entre os brutos.

Nesse vídeo veremos semelhanças externas entre alguns modelos de caminhões, sem a pretensão de detalhar tecnicamente, os equipamentos de cada um, apenas ressaltar o design e a beleza de cada modelo.

Uma das discussões mais calorosas no mundo dos pesados é em relação aos modelos S-Way da Iveco e o 500S da Scania. Há quem diga que um copiou o outro, principalmente em relação ao design externo de suas cabines.

Poderosos, com tecnologias de ponta e motores cada vez menos poluentes, silenciosos e potentes, com total reaproveitamento interno de suas cabines, valorizando o espaço e consolidando as vendas de ambas as marcas.

Os detalhes em “V” na frente de suas cabines se assemelham, além dos faróis em formatos retangulares, mais modernos, que chamam a atenção e mexem com a imaginação de muitas pessoas.

Os recém lançamentos a gás de ambas as fabricantes, que o diga, pois deixam ainda mais parecidos, com a formação dos cilindros montados lateralmente sob o chassi e o formatos de suas cabines externas.

Nota-se que os caminhões movidos a gás prometem ser, a curto prazo, uma opção mais sustentável e imediata para o Brasil do que os modelos elétricos, pois a infraestrutura atual existente para utilização tanto do GNV quanto do Biometano, favorecem para que isso ocorra também com as principais fabricantes de caminhões.

Provavelmente, isso também acabou inspirando as montadoras em seus designs, e prometem acirrar de vez a briga por essa fatia do mercado brasileiro que cresce a cada ano.

A Scania traz em seus modelos uma forma mais robotizada, mais retilínea e característica, perceptível em todos os seus modelos, mesmo nos mais antigos. Já a Iveco com a sua nova família S-Way, traz formas mais fluídas e arredondadas, não menos ou mais elegantes, mas dá realmente um ar de sofisticação e beleza com o escurecimento da parte frontal externa de sua cabine.

Se observarmos o design da frente da cabine de outros modelos de caminhões, como os da fabricante Man, perceberemos também o característico “V” frontal externo em suas cabines, talvez um pouco mais omisso e simples.

Confira o vídeo e repare em seus designs.

Vídeo: Roda a Roda Na Europa

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto