Muitos caminhoneiros iniciantes como também os mais experientes, querem saber a resposta dessa pergunta tão importante.
São muitas situações que fazem os caminhoneiros desistirem de sua profissão, mas o coração acaba falando mais alto nessas horas
Todos sabem e conhecem as dificuldades diárias que os caminhoneiros estão passando. São muitos os problemas como a alta dos preços dos combustíveis, a falta de negociação em relação a política de preços da Petrobras; a insegurança nas estradas em virtude do roubo de cargas e sequestros; a falta de infraestrutura adequada de várias estradas que ainda não estão asfaltadas ou esburacadas; faltam pontos de parada adequados para pernoitar; para tomar uma boa ducha e se alimentarem de forma mais saudável.
A falta de um Piso Nacional de Frete, com reajustes mais adequados e em menor tempo, para que os caminhoneiros não tenham tantas perdas; juros mais baixos e atraentes para trocarem seus veículos; os altos preços em geral de peças, pneus, dentre várias outras situações.
A falta de representatividade política no Congresso Nacional é outro fator importante que impede com que alguns projetos prossigam ou ganhem força para serem julgados à favor da categoria. Porém, mesmo com tudo isso, o coração sempre fala alto e muitos caminhoneiros persistem na profissão e não desejam trocá-la por nada nesse mundo.
Timba é um caminhoneiro experiente e dá seu depoimento sobre se vale a pena, nos dias de hoje, ser motorista de caminhão e ele diz que sim, ainda continua valendo a pena. Ele comenta que o Brasil está passando por uma crise tremenda, com alta taxa de desemprego e enfrentando muitas dificuldades (perrengues). Logo, qualquer serviço é bem vindo, vale a pena você ganhar seu dinheiro honestamente.
Ele comenta que a demanda na área de transporte é crescente e tem muitas vagas, em especial, para motoristas de carretas. Muito motoristas estão se aposentando e deixando um “buraco” de vagas que precisam ser supridas.
Existem pessoas que reclamam muito de que motoristas de caminhão ficam muito tempo fora de casa, longe de suas famílias, que enfrentam muitos problemas, sim é verdade, mas quem tem um objetivo de querer conseguir algo em sua vida é preciso fazer sacrifícios e viajar, só assim ganhará mais dinheiro. Com o tempo, vai evoluindo, ganhando experiência e pegando caminhões e cargas maiores.
Todos trabalham porque precisam sobreviver. A satisfação de estar empregado, ganhando seu sustento, vai dando um enorme prazer e aos poucos vai se acostumando e gostando mais ainda da profissão.
Existem muitas empresas que estão dando oportunidades para aqueles que desejam aprender e assim, superar o problema da experiência, face a necessidade de atrair mais mão de obra. Ele complementa que muitos amigos dele estão prosperando, construindo suas casas e estão conseguindo ter sucesso. Muitos deixaram de lado as farras para seguir com um objetivo de vida.
Confira o vídeo que é uma lição de vida e de motivação para seguir na carreira de caminhoneiro!
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário