Caminhão

Fenemê — Alfa Romeu: uma breve lembrança da marca e dos modelos que fizeram história no Brasil

Quem tem um caminhão ou carro Fenemê, com certeza guarda com muito carinho e não vende nem a pau, não é mesmo?

Não é comum ver um modelo da marca rodando por aí, pois as poucas pessoas que têm, são os colecionadores de caminhões e carros antigos. Para quem deseja ver de perto um desse, é preciso ir aos eventos de colecionadores.

Mas fique tranquilo, pois preparamos uma breve recordação para que você possa matar saudades da histórica Fenemê e alguns de seus modelos, vem com a gente!

Breve história da montadora brasileira

A Fábrica Nacional de Motores — Fenemê — foi uma empresa estatal criada com o objetivo principal de produzir motores para aviação. 

Foi em 1939, no governo do presidente Getúlio Vargas, que surgiu a ideia de criar a montadora. O intuito era construir uma fábrica que pudesse fabrica os motores de aviões para aeronáutica.

Em 1946, a Fenemê inaugurou sua fábrica em Duque de Caixas, com a produção do seu primeiro motor de avião, mas com o fim da Segunda Guerra Mundial, perdeu-se a demanda por motores para aviação militar.

Pensando no que seria fabricado a partir dali, surgiu a parceria com a italiana Isotta Fraschini, para fabricar caminhões.

Da parceira saiu o primeiro o modelo:  o FNM — D — 7.300 a diesel 6 cilindros de 100cv, com 200 unidades fabricadas.

Mas à empresa italiana estava passando por um período de turbulência na Europa e acabou falindo. Daí foi firmada uma nova parceria com outra italiana, a Alfa Romeu.

Alguns dos caminhões inesquecíveis

Dessa parceira saíram os modelos que são famosos até hoje. Relembre alguns deles abaixo:

— FNM B 9500

Com motor de 130 cv e câmbio de 8 marchas, ele tinha várias configurações entre caminhões e cavalo mecânico.

As siglas FNM e as famosas carroceiras fabricadas pela Brasinca, eram marcas registrada do modelo.

— FNM D 11000

Esteticamente era igual ao B 9500, porém com um motor mais moderno, com bloco fundido em liga de alumínio, 11 litros e 150 cv.

— FNM D 11000 V17

O primeiro Bi truque do país, possuía 4 eixos e PBT de 27 toneladas. 

Alguns dos carros — Alfa Romeu — inesquecíveis

— FNM JK 2000

A versão brasileira do sedã de luxo Alfa Romeo 2000. Era o carro mais veloz e estável fabricado no Brasil naquela época. Um privilégio para poucos, pois era o mais caro também.

— GT “Onça

Um dos carros mais míticos e fora de série do país, mas que teve apenas 8 unidades produzidas.

— FNM 2150

O que mais chamava atenção nesse modelo era o capô baixo inspirado na versão esportiva TIMB (Turismo Internacional Modelo Brasileiro) do FNM 2000.

— Alfa Romeo 2300

Projetado inteiramente na Itália para o mercado brasileiro, ele foi o único Alfa Romeu fabricado fora do território italiano e também, o carro mais moderno fabricado no Brasil na década de 70.

Redação – Brasil do Trecho

Etiquetas Fenemê
João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

11 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

11 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

11 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

11 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

11 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

12 horas atrás