Fenemê — Alfa Romeu: uma breve lembrança da marca e dos modelos que fizeram história no Brasil

Quem tem um caminhão ou carro Fenemê, com certeza guarda com muito carinho e não vende nem a pau, não é mesmo?

Foto: reprodução da internet

Quem tem um caminhão ou carro Fenemê, com certeza guarda com muito carinho e não vende nem a pau, não é mesmo?

Não é comum ver um modelo da marca rodando por aí, pois as poucas pessoas que têm, são os colecionadores de caminhões e carros antigos. Para quem deseja ver de perto um desse, é preciso ir aos eventos de colecionadores.

Mas fique tranquilo, pois preparamos uma breve recordação para que você possa matar saudades da histórica Fenemê e alguns de seus modelos, vem com a gente!

Breve história da montadora brasileira

A Fábrica Nacional de Motores — Fenemê — foi uma empresa estatal criada com o objetivo principal de produzir motores para aviação. 

Foi em 1939, no governo do presidente Getúlio Vargas, que surgiu a ideia de criar a montadora. O intuito era construir uma fábrica que pudesse fabrica os motores de aviões para aeronáutica.

Em 1946, a Fenemê inaugurou sua fábrica em Duque de Caixas, com a produção do seu primeiro motor de avião, mas com o fim da Segunda Guerra Mundial, perdeu-se a demanda por motores para aviação militar.

Pensando no que seria fabricado a partir dali, surgiu a parceria com a italiana Isotta Fraschini, para fabricar caminhões.

Da parceira saiu o primeiro o modelo:  o FNM — D — 7.300 a diesel 6 cilindros de 100cv, com 200 unidades fabricadas.

Mas à empresa italiana estava passando por um período de turbulência na Europa e acabou falindo. Daí foi firmada uma nova parceria com outra italiana, a Alfa Romeu.

Alguns dos caminhões inesquecíveis

Dessa parceira saíram os modelos que são famosos até hoje. Relembre alguns deles abaixo:

— FNM B 9500

Com motor de 130 cv e câmbio de 8 marchas, ele tinha várias configurações entre caminhões e cavalo mecânico.

As siglas FNM e as famosas carroceiras fabricadas pela Brasinca, eram marcas registrada do modelo.

— FNM D 11000

Esteticamente era igual ao B 9500, porém com um motor mais moderno, com bloco fundido em liga de alumínio, 11 litros e 150 cv.

— FNM D 11000 V17

O primeiro Bi truque do país, possuía 4 eixos e PBT de 27 toneladas. 

Alguns dos carros — Alfa Romeu — inesquecíveis

— FNM JK 2000

A versão brasileira do sedã de luxo Alfa Romeo 2000. Era o carro mais veloz e estável fabricado no Brasil naquela época. Um privilégio para poucos, pois era o mais caro também.

— GT “Onça

Um dos carros mais míticos e fora de série do país, mas que teve apenas 8 unidades produzidas.

— FNM 2150

O que mais chamava atenção nesse modelo era o capô baixo inspirado na versão esportiva TIMB (Turismo Internacional Modelo Brasileiro) do FNM 2000.

— Alfa Romeo 2300

Projetado inteiramente na Itália para o mercado brasileiro, ele foi o único Alfa Romeu fabricado fora do território italiano e também, o carro mais moderno fabricado no Brasil na década de 70.

Redação – Brasil do Trecho