Caminhão perde as rodas, mas o caminhoneiro continua a viagem

O caminhão estava carregado e perdeu duas rodas do semirreboque, o que não impediu o motorista de continuar com o transporte da carga.

Semireboque sem o pneu traseiro. Foto: reprodução do youtube

O caminhão estava carregado e perdeu duas rodas do semirreboque, o que não impediu o motorista de continuar com o transporte da carga.

Um caminhoneiro fazia um transporte com o caminhão carregado quando duas rodas do semirreboque se desprenderam. Não se sabe o que aconteceu durante o trajeto, mas no vídeo divulgado pelo canal Branco e Galego manutenção de caminhão, um homem registra o momento em que o motorista chega ao local de descarga do material.

Ele fica surpreso por ver que o caminhoneiro conseguiu concluir a viagem mesmo com o incidente. Felizmente as rodas que soltaram foram as duas últimas do semirreboque, o que permitiu ao caminhoneiro seguiu viagem.

Mas esse episódio poderia ter terminado em acidente; por isso, é importante fazer as manutenções preventivas e fazer um planejamento da viagem.

YouTube video

A importância do checklist antes de pegar estrada

Existem algumas ações que são muito importantes fazer antes de pegar estrada, a fim de prevenir imprevistos como o que aconteceu com o caminhoneiro do vídeo, veja algumas delas:

Entenda sua rota

Conhecer a rota é uma forma de diminuir as situações indesejadas no trajeto. Através disso o caminhoneiro pode escolher as melhores estradas, evitando àquelas que podem estourar algum pneu por conta das irregularidades do solo.

Longos percursos exigem uma boa manutenção

Antes de fazer uma longa viagem é interessante se atentar a qualidade das luzes, do freio, dos pneus, da suspensão, etc. Não é nada bom ter que interromper a viagem por conta de algum defeito no caminhão, não é mesmo?

Abasteça o caminhão em locais confiáveis

Um combustível de má qualidade pode prejudicar o motor. O ideal é escolher os postos de abastecimento antes da viagem, pois existem vários postos nas estradas que oferecem bons preços, mas talvez não tenha um diesel de qualidade e o barato pode sair caro. Se possível se informe com outros colegas, eles podem indicar locais confiáveis para abastecer o veículo.

Saiba o que fazer se o caminhão apresentar defeito na estrada

Se você não tem noções de mecânica diesel, então é melhor não mexer no veículo durante uma falha para não piorar ainda mais a situação. Nesse caso só há duas opções: encontrar uma mecânica confiável ou solicitar ajuda de um sistema de manutenção veicular.

Por isso é importante que o motorista tenha alguns contatos de emergência. Ao fazer o planejamento da viagem leve consigo uma lista de boas oficinas mecânicas nas proximidades por onde você irá passar.

Redação – Brasil do Trecho