Qual é o melhor caminhão?

Conheça o caminhão que virou queridinho comercial e se classificou como o melhor dos últimos anos

Os melhores caminhões Crédito:Scania Trucks/Divulgação

Conheça o caminhão que virou queridinho comercial e se classificou como o melhor dos últimos anos 

Qual foi o melhor caminhão em 2020?

Diversas marcas e montadoras de caminhões são conhecidas há anos no mundo caminhoneiro, entre elas temos a Scania, Volkswagen, Iveco, mas uma em especial tem se destacado por emplacar um veículo que em 2020 foi conhecido como o melhor caminhão do ano.

O veículo é robusto, potente e em relação ao custo-benefício é muito bom já que suas funcionalidades na teoria constituem a prática, como dirigibilidade, consumo e a operação do motorista é essencial para diminuir o consumo e o desgaste dos pneus.

O caminhão considerado o melhor do ano de 2020 foi o FH 540 da Volvo que também possuiu a vitória como líder no ranking de vendas.

Veja uma lista abaixo dos caminhões que mais se destacam e são considerados os melhores no Brasil.

Volvo FH 540

Considerado o melhor caminhão de 2020, o Volvo FH lidera a lista possuindo 74 toneladas de peso bruto total combinado – PBTC – o motor com 540 cavalos vapor a 265 kgfm de torque. Ele possui 13 litros e 6 cilindros em linha na versão 6 x 4 entregando o melhor no trajeto sendo mais utilizado para o transporte de grãos, produtos químicos e mercadorias de alto valor.

A tecnologia auxilia o caminhão e também beneficia um bom motorista que no final do seu trajeto uma nota de 0 a 10 é dada através de um sistema de inteligência do Volvo FH 540. Ele avalia o uso de marcha, da aceleração, freios e todas as interferências feitas pelo caminhoneiro durante o trajeto.

Aliado a isso também tem um sistema de gravação onde faz a leitura do trajeto e se o caminhoneiro fizer a viagem de retorno pelo mesmo lugar, o caminhão já estará com a rota gravada e mostrará o melhor caminho para o desempenho do FH auxiliando na redução de consumo de combustível.

Volvo FH 460

O caminhão é conhecido por possuir um ótimo desempenho trazendo para os transportadores o melhor no quesito viagem de longa distância. O veículo possui 460 cavalos e torque de 235 kgfm, motor formado com 6 cilindros em linha garantindo um bom funcionamento no fluxo das estradas. 

A tecnologia é aliada a este modelo trazendo o que há de mais moderno no setor de caminhões como a frenagem de emergência, gerando segurança no trânsito, para isso fique atento na utilização de acessórios proibido por lei.

Scania R450

Conhecido pela sua grande eficiência e melhor facilidade de trafegar com menos consumo de combustível, o R450 da Scania também é aliado do meio ambiente tendo a menor emissão de CO2 na categoria dos pesados.

O veículo entrega 450 cavalos de potência e 2.350 NM de torque máximo com seis cilindros ainda contendo 13 litros.

Mercedes Benz Actros 2651

É um dos caminhões mais seguros por possuir o dispositivo de sensor de ponto cego. Ele auxilia onde o caminhoneiro não pode ver através de sinais sonoros e visuais evitando acidentes.

O motor de caminhão possui 510 cavalos vapor com 244,7 kgfm de torque e uma versão 6×4 com 6 cilindros de linha.

DAF XF105

Apesar da DAF está no Brasil há poucos anos se comparado com as demais montadoras, seus caminhões já fazem sucesso em solo brasileiro e uma das linhas que garante lugar nessa lista é a XF.

Prometendo até 14% a menos no consumo do caminhão, possui um motor Paccar MX 13 e um dos trens de forças mais modernos dos veículos da sua categoria.

•Mercedes Benz Actros 2546

O veículo possui um turbo intercooler que também tem seis cilindros verticais em v apresentando a potência máxima de 456 cavalos vapor e torque de 224 mkgf com 1080 RPM.

A linha é considerada uma das mais fortes da Mercedes Benz e do setor de caminhões por conseguir tracionar até 500 toneladas.

Scania R500

Com motor 13 litros de 6 cilindros, o Scania R500 apresenta uma baixa rotação, mas possui um bom torque auxiliando no desenvolvimento do tráfego nas estradas com um caminhão seguro, robusto e conforto ao motorista como ar-condicionado.

Disponível em configurações 4 x 2 e 8 x 2, o Scania tem 500 cavalos vapor dando grande potência nas viagens.

Mercedes Axor 2544

Esse veículo contém o motor que desenvolveu a potência de 439 cavalos a 1900 RPM contendo 6 cilindros de linha e 224 mkgf de torque.

O veículo é considerado 9% mais econômico trazendo potência e robustez juntamente com economia para o caminhoneiro.

Mercedes Benz Axor 3344

O caminhão tem a configuração 6 x 4 trazendo robustez e agilidade nas viagens, mostrando ser um dos melhores extrapesados do país.

Muito usado em obras de grande porte como mineração e trabalhos que precisam de muita agilidade como em canaviais, o Axor 3344 entrega em um motor de 6 cilindros 439 cavalos vapor mostrando toda a sua força.

Man TGX 28 440

O veículo forte e robusto possui 440 cavalos a vapor com torque máximo de 224 mkgf atingindo até 1500 RPM.

Tendo um valor de aproximadamente 450 mil reais atualmente no mercado de caminhões, se torna um excelente custo-benefício para quem precisa carregar cargas em container fechado e longas distâncias.

Qual é o melhor caminhão do Brasil em 2021?

Dentre todos os caminhões anunciados na lista acima um deles se tornou através de pesquisas o melhor caminhão do ano de 2021 garantindo destaque ao seu modelo e marca.

Estamos falando do modelo da Volvo que revolucionou o mercado desde a sua chegada e traz em seu nome sinônimo de campeão e melhor.

Ele é o Volvo FH 540 detentor da lista dos melhores caminhões para comprar em 2021, saiba tudo que é necessário para ter um caminhão.

Qual é o melhor caminhão do Brasil em 2022?

Novas pesquisas foram feitas entre transportadoras e caminhoneiros e quem ficou com o topo da lista no ano de 2022 não foi surpresa para ninguém.

O detentor da liderança de melhor caminhão do ano de 2022 não poderia ser diferente, foi o Volvo FH 540 que continuou na liderança e pretende seguir assim para o ano de 2023.

O Volvo FH 540 também é o caminhão mais seguro?

Detentor do ranking de melhor caminhão e também o mais vendido do Brasil há vários anos, o FH 540 é campeão em títulos, mas também mostra outras qualidades para ser chamado de melhor caminhão.

Desde o seu lançamento é considerado o caminhão mais seguro do mundo por ter um reforço no seu interior e exterior principalmente com um novo conceito de cabine deixando o veículo mais resistente e em primeiríssimo lugar na liderança de segurança veicular.

Diferentemente do maior caminhão do mundo que sempre vai executar uma atividade em um ambiente controlado, tudo para ele é mais caro.

Quais os melhores caminhões para rodar na estrada?

Enfrentar estradas com rodovias do nosso Brasil não é nada fácil e alguns veículos foram feitos para o trabalho pesado e em locais de difícil acesso e com terrenos irregulares como mineração, canaviais e pedreiras.

O caminhão também deve portar um seguro automotivo ou proteção veicular, extremamente essencial para quando acontecer um acidente ou problema mecânicos com uma proteção veicular.

Veja abaixo os melhores caminhões para rodar em estradas bem precárias onde nem ao menos possuem massa asfáltica, que podem retornam um excelente lucro ao caminhoneiro.

Os veículos conhecidos por potência e robustez enfrentando qualquer estrada são:

  • Scania R450;
  • Volvo FH 540;
  • Volvo FH 460;
  • Mercedes Benz Actrox 2651;
  • DAF XF 105 510;
  • Scania R500.

Esses caminhões são de excelente qualidade e lhe ajudará a conseguir um trabalho ou até mesmo agregar o caminhão de uma maneira mais fácil e rápida.

Redação – Brasil do Trecho