Caminhoneiro

Caminhoneiro não obedece à placa de proibido e se dá mal

Dois caminhoneiros resolveram passar por um perímetro urbano incompatível para veículos pesados, e acabaram passando um sufoco.

O caminhão quase não consegue subir

Um motorista de um caminhão baú passou sufoco ao tentar passar por um trecho urbano que, ao que tudo indica, era apropriado apenas para veículos de pequeno porte.

O caminhoneiro se deparou com um terreno íngreme e ao tentar subir a ladeira, o caminhão patinou bastante e por pouco o veículo não sobe.

Outro caminhoneiro também passou um perrengue ao tentar subir com o seu caminhão Mercedes L 1620. Por sorte não houve um acidente, pois o motorista precisou descer de ré várias vezes até conseguir pegar velocidade necessária e, assim, vencer a ladeira.

Assista o video:

Dicas de como evitar passar por locais com restrição para caminhões

Não sabemos se os caminhoneiros da situação acima, entraram no local inapropriado para caminhão, por falta de conhecimento, ou se eles resolveram desafiar a ladeira. Mas fato é que no dia a dia do profissional, situações desse tipo acontecem, às vezes até por falta de sinalização.

Para não cair em locais assim, preparamos algumas dicas para você, Veja:

Planeje sua rota

Pesquise sobre a rota que você irá fazer com o caminhão. Busque informações com colegas de como é o trecho, assim, é possível evitar os locais com restrição para caminhão. Estados como SP, RJ, MG, RS, etc. possuem restrições para a circulação de caminhões, sendo importante planejar a rota.

Caminhões menores

Dependendo da carga e do local de entrega, caminhões menores podem ser uma boa opção por conta da facilidade que eles têm de passar por alguns trechos urbanos. Essa é uma possibilidade que pode ser conversada com a empresa.

Centros de distribuição

O mais indicado é que os caminhões de grande porte façam as entregas nos centros de distribuição. Depois um caminhão menor se encarrega de fazer as entregas pelos bairros da cidade, uma vez que eles têm permissão para circularem em qualquer horário e em trechos que um caminhão maior não consegue passar.

Por fim, se você perceber que não dá para passar por determinado local, comunique a empresa e dê meia volta com o caminhão. É melhor programar a entrega do que tentar entregar e acabar causando um acidente.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto