A montadora surgiu da união de cinco fabricantes europeias, sendo, a FIAT, uma delas.
História da IVECO
Em 1º de janeiro de 1975, é formada a Industrial Vehicles Corporation (Corporação de Veículos Industriais), mais conhecida como IVECO. Ela era composta pelas empresas do grupo FIAT + a Magirus-Deutz.
Foi a partir de 1980 que a marca IVECO passou a ser promovida com o intuito de se transformar na única fabricante de caminhões do grupo.
A fabricante já possuía diversas filiais no mundo e voltou sua atenção para o Brasil, pois só tinha uma filial na América Latina, na Argentina.
Assista o vídeo:
Chegada ao Brasil
A IVECO chegou ao Brasil nos inícios dos anos 80 visando tentar salvar a FIAT Diesel do Brasil, mas não obteve êxito.
No entanto, no final dos anos 90 ele retorna ao país e dessa vez alcança o sucesso ao se tornar uma das grandes montadoras de veículos comerciais do Brasil.
Em 1997, a fabricante de caminhões começou a operar em território brasileiro. A princípio ela importava os veículos, até que sua fábrica em Sete Lagoas, em Minas, ficou pronta.
Primeiros caminhões IVECO fabricados no Brasil
A fábrica de Sete Lagoas foi inaugurada em 2000, passando a produzir os caminhões da linha Daily. Em 2004, a IVECO lançou o pesado Euro Cargo de 6 cilindros e 206 cv de potência.
Nova geração do Daily
A nova geração da linha Daily foi lançada em 2007. Os novos modelos passaram a ter um motor de 4 cilindros e 136 cv de potência, seguindo as tendências do mesmo modelo vendido na Europa. A última atualização da linha foi em 2020.
Segmento de pesados
No segmento de pesados, a IVECO lançou modelos como:
- Tector – com opção de motorização de 6 cilindros com 250 cv;
- HI – Way – opções de motores com 440cv de 6 cilindros;
- Hi -Road – Motorização de 440cv e 6 cilindros.
Veículos militares para o exército brasileiro
A IVECO fabricou dois veículos militares para o exército brasileiro, sendo um tanque e uma viatura blindada.
O tanque VBTP – MR Guarani foi o primeiro tanque blindado fornecido ao exército brasileiro. Ele dispõe de um motor de 8,9 litros, 6 cilindros e 383 cv. Já a viatura blindada LMV – BR é equipada com motor 3.0 diesel de 4 cilindros e 182 cv.
A IVECO não para de crescer no mercado nacional. Em 2021 ela teve um crescimento em vendas de 70% a mais do que no ano anterior e anunciou investimento de R$ 1 Bilhão na fábrica brasileira.
Qual é sua impressão sobre os caminhões da IVECO? Comente abaixo
Redação – Brasil do Trecho