Conheça o primeiro caminhão eletrônico da Mercedes no Brasil

O veículo foi um marco na história da Mercedes no Brasil, mas teve um fim sem sucesso em 2005

Caminhão Mercedes Benz
Primeiro caminhão eletronico da Mercedes Benz. Foto:

O veículo foi um marco na história da Mercedes no Brasil, mas teve um fim sem sucesso em 2005

Já ouviu falar sobre o primeiro caminhão da Mercedes com motor totalmente eletrônico? É sobre esse incrível veículo que vamos mostrar hoje que foi comercializado entre os anos de 1998 e 2005, estamos falando do LS 1938.

O caminhão foi uma grande aposta da Mercedes para entrar no mercado de motores elétricos e em 1998 foi lançada sua versão que contava com motor OM 457, turbo intercooler, 189 kgfm de torque, 1100 a 1500 RPM, 380 cavalos de potência, 2000 RPM e dispositivo de frenagem que auxiliava na economia no consumo de combustível.

O modelo tinha algumas configurações parecidas com outros veículos da marca, mas trazia diferenciais como rodas de alumínio com sistema de freios a disco integral também contando com sistema indicador de desgaste de pastilhas.

YouTube video

O caminhão foi recorde de vendas em 1998 tendo 2.248 unidades vendidas batendo de frente com os principais concorrentes, o T124 360 da Scania e o NH12 380 da Volvo.

Em meados do anos 2000 o veículo perdeu o posto de mais vendido para o NH12 e apresentava problemas de vendas sendo bastante criticado principalmente em relação a potência e preço elevado de manutenção fazendo com que a sua comercialização caísse drasticamente.

Ele que contava com a versão quarto por dois trouxe durabilidade e robustez ao mercado tendo como um ponto forte na época baixo consumo de combustível. Outro ponto que chamava bastante atenção era em relação a durabilidade dos seus componentes e a capacidade de fazer vários quilômetros rodados sem a necessidade de uma intervenção mecânica no motor.

A Mercedes até tentou fazer pequenos ajustes em 1938, mas após investir pesado em outras linhas e o caminhão não conseguir bater de frente com veículos nas mesmas configurações de outras marcas, o LS 1938 deixou de ser fabricado em 2005 deixando apenas lembranças na memória dos caminhoneiros.

Redação – Brasil do Trecho