Na última terça-feira(13) a Polícia Rodoviária Federal(PRF) realizou fiscalizações com foco nos veículos de cargas que trafegavam pela BR-232 na altura de Vitória do Santo Antão, localizado no estado de Pernambuco.
Durante a fiscalização foram autuadas duas carretas por excesso de peso no carregamento totalizando 77.000 kg a mais do permitido pela legislação vigente.
Um dos veículos transportava carga de milho do estado de Tocantins para Pernambuco e o outro caminhão transportava feijão do estado de São Paulo para o estado nordestino.
Um dos condutores de uma das carretas ainda tentou driblar os agentes da PRF não apresentando a nota fiscal da carga, mas quando viu que o veículo ia para pesagem na balança resolveu mostrar.
A multa para excesso de peso está configurada no código de trânsito brasileiro(CTB) onde o excesso acima de 1.000 kg é considerado infração gravíssima. O pagamento da multa será no valor de R$ 191,54 a cada 500 Kg ou fração por eixo.
Também é feito o recolhimento do veículo até que haja o transbordo da carga, ou seja, que o excesso de peso seja removido para outro veículo.
O caminhoneiro que tentou driblar a fiscalização e infringir o artigo 238 do CTB escondendo a nota fiscal, também cometeu uma infração gravíssima, podendo ser multado no valor de R$ 293,47.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário