Quais são os tipos de frete

Através do conhecimento em determinados tipos de fretes você poderá escolher o de melhor lucratividade para o seu negócio.

Caminhoneiro separando as cargas do frete. Foto: reprodução da internet

Através do conhecimento em determinados tipos de fretes você poderá escolher o de melhor lucratividade para o seu negócio.

Conheça os principais tipos de frete

Na hora de contratar um frete vários requisitos devem ser levados em consideração. Para facilitar esse negócio, a melhor forma é descobrir os tipos de fretes e verificar qual se vincula melhor ao seu caminhão e a rentabilidade desejada, muito importante pegar frete de retorno.

Os fretes são classificados conforme as sete formas abaixo:

Normal

Esse tipo de contratação mais recorrente e a mais comum no meio de fretes onde o serviço de transporte normalmente é feito por uma transportadora que recolhe o produto com um cliente e entrega a encomenda em seu destino.

Subcontratação

Esse tipo de contratação ocorre quando a transportadora não pode concluir a entrega até o destino final, na maioria das vezes a rota do produto não corresponde à cobertura dos locais que a empresa faz ou há falta de disponibilidade no momento, nesse caso uma outra empresa é contratada para realizar a entrega da encomenda ao cliente.

Redespacho 

Nesse caso duas transportadoras dividem o percurso de entrega e as duas são responsáveis pelo transporte do produto.

Redespacho intermediário

Com o redespacho intermediário a transportadora contratada pelo cliente não será responsável por receber o produto com o remetente e nem entregar a mercadoria ao destinatário. Esse trabalho será feito por outras duas empresas que farão parte desse tipo de frete, seguindo a tabela de frete.

Vinculado ao multimodal

Nesse tipo de frete serão utilizados mais de um modal dos quais existem para a realização da entrega. Nós temos os seguintes modais: Aeroviário, dutoviário, aquaviário, ferroviário e terrestre.

O operador de transporte será o responsável por auxiliar o cliente nesse serviço e também pela entrega e ainda emitir documentos relativos a esse tipo de transporte como o CTe.

Neste tipo de frete a mercadoria poderá passar uma parte do transporte de forma aérea(avião)e outra de forma terrestre(caminhão) até sua entrega.

CIF(cost, insurance and freight)

Essa sigla inglesa que traduzida significa “custo, seguro e frete” é  onde o remetente fica responsável por todas as despesas que englobam o frete.

Além do valor do produto ele também é responsável pelos custos com transporte, valor do seguro e também do frete.

FOB(free on board)

Free on board em tradução ao português significa “livre a bordo”, onde o destinatário é responsável pelo transporte, seguro e o pagamento do frete ao caminhoneiro ou transportadora.

Nesse caso a pessoa que irá receber a encomenda ficará com os custos do transporte do produto.

Tipos de carga e suas diferenças

O tipo de carga é um dos fatores que mais influencia no valor do frete. Saber todos os detalhes do produto a ser entregue é primordial para calcular o frete, o trajeto e tudo a respeito dele até a entrega da encomenda.

dessa maneira, calcular pela nova tabela do frete é muito importante para que você não pegue um frete com uma baixa lucratividade.

Uma das grandes diferenças que podem influenciar nesse fator é saber se a carga é fracionada ou lotação.

Carga fracionada:

A carga fracionada é aquela que ocupa um pequeno espaço dentro do caminhão e o responsável por pagar o frete irá apenas desembolsar o valor pelo lugar ocupado dentro do veículo.

Carga lotação:

Esse tipo de carga normalmente é de grande porte e ocupa todo o espaço da carroceria, baú ou acoplamento de um caminhão. Nesse caso, o responsável pelo pagamento do frete deverá pagar pelo valor total do transporte.

Formas de frete

As formas de frete também devem ser levadas em consideração em uma contratação, inclusive algumas pessoas quando fazem compra no e-commerce leva o frete em consideração já que são destinados produtos nacionais e internacionais onde os que estão dentro do território nacional possuem um valor mais barato no fretamento.

Nacional 

O frete nacional é feito dentro do próprio país e consequentemente tem um valor mais barato em relação ao internacional, já que não precisa passar por fronteiras e nem pela base alfandegária presente em aeroportos e portos.

Internacional

O frete internacional consiste em deslocamento de mercadoria entre países e normalmente a sua classificação é vinculada ao multimodal, já que precisa do modal aeroviário ou aquaviário relacionado com transporte terrestre para a entrega ao seu destinatário.

Decisão para compra

O frete pesa e muito na hora da decisão de comprar algo para entrega. Dependendo do local o valor do transporte pode exceder até mesmo o valor do produto e não valer a pena.

O preço do frete pode sofrer algumas alterações em relação ao tempo de entrega onde quanto mais longo mais caro fica. Usando algumas das formas de frete para facilitar esse tipo de viagem, como o redespacho intermediário, o custo benefício será bem melhor.

Melhor caminhão para frete

Os caminhões possuem configurações diferentes para atender a demanda do caminhoneiro e do local em que ele irá trabalhar, saiba como funciona o adiantamento do frete.

Os fretes em geral são diversificados pelas cargas onde podem ser vivas que necessitam de um caminhão gaiola, entrega de móveis que necessita de um caminhão baú ou até mesmo de alimentos perecíveis frios que necessitam de um caminhão frigorífico.

Apesar de tudo isso as encomendas que mais se destacam e estão em maiores quantidades são levadas dentro de uma caixa com dimensões razoáveis podendo ser fracionada e o melhor caminhão para se trabalhar com esse frete é o graneleiro com grade alta ou com a carroceria aberta.

Redação – Brasil do Trecho