O que é o frete retorno?

Frete retorno é essencial para completar a renda do caminhoneiro e não deixá-lo no prejuízo durante as viagens muito longas

cropped-caminhoneiro.jpeg
Escolhendo os melhores frete Foto: Fretebras

Frete retorno é essencial para completar a renda do caminhoneiro e não deixá-lo no prejuízo durante as viagens muito longas

O que é o frete retorno?

O frete de retorno nada mais é do que uma viagem de volta de uma determinada rota ou entrega para que o veículo não retorne para a transportadora e/ou casa vazio e sem mercadoria.

Quais as vantagens do frete retorno?

Com a viagem de volta o caminhoneiro poderá ter muito prejuízo principalmente em relação aos gastos com combustível.

Outras despesas também podem aparecer na viagem e tendo o frete retorno o caminhoneiro poderá ter uma renda a mais com um valor que cubra as despesas fixas em relação ao diesel, estadia e trabalho calculando pela tabela de frete.

Ele pode ser considerado um dinheiro extra?

Quando há ausência do frete retorno com certeza o caminhoneiro terá um prejuízo voltando vazio para casa por isso ele deve procurar uma renda extra com um serviço a mais tendo remuneração.

O frete retorno pode ser considerado uma segunda viagem tendo os mesmos custos, as despesas e direitos que a viagem de ida para entrega de um determinado produto.

Conhecendo novos clientes

Em uma viagem de longa distância fazer um frete retorno é praticamente uma sorte e é necessário aproveitar de forma integral tudo o que essa oportunidade está dando.

Além de realizar a viagem, o caminhoneiro poderá conhecer novos clientes e falar um pouco sobre si vendendo o seu trabalho. Caso precise, em outra oportunidade poderá ter um frete de retorno garantido.

Com clientes em outros estados ou cidades, o motorista poderá até ter fretes de ida e volta contratados com o contato de novas pessoas.

Planilha de Excel é a melhor solução para controle?

Uma planilha no Excel pode ser usada por várias empresas, assim como com microempreendedores ou até mesmo uma pessoa física que deseja fazer o controle de suas finanças, atividades e estudos.

Ela possibilita organizar e fazer a somatória de gastos auxiliando o profissional enquanto as despesas, custos e lucratividade do seu trabalho.

Muitos lojistas não acreditam nessa situação e “odeiam planilhas de Excel”. Eles pontuam que seguir uma planilha que muita das vezes nem é alimentada pode ser um tiro no pé.

Quando outras pessoas tiverem acesso, ela pode ser facilmente alterada e dados serem perdidos tornando a sua função não como a desejada, além de ser algo fácil para hackear.

Manter sempre uma organização dentro do programa é primordial já que planilhas gigantes podem passar dificuldade na análise de dados numerosos e você incluir por exemplo os valores da tabela de fretes de forma errônea.

Como calcular o custo logístico com precisão?

O custo logístico para ser calculado com precisão deve ser levado em conta vários fatores para se colocar na balança, aprenda como funciona o adiantamento de frete.

Quando o caminhoneiro pretende aceitar uma viagem de frete ele deve calcular a despesa com a logística para poder então colocar o seu valor em cima da carga a ser levada.

O custo logístico engloba os valores de:

  • Estadias;
  • Manutenções do caminhão;
  • Alimentação;
  • Combustível.

Tudo isso deve ser levado em consideração apenas para ser calculado o valor do transporte da mercadoria.

Maximizando o frete retorno

Muitas das vezes o cliente quando vê que o motorista está tentando negociar e calcule o frete retorno, tende a abusar da sua necessidade colocando um valor abaixo do que realmente deveria pagar para o caminhoneiro.

Até mesmo em negociações com transportadoras o cliente tende a entender que o frete retorno é quase uma necessidade desesperadora do proprietário do caminhão e que será difícil achar outro, se aproveitando da situação.

Nunca aceite menos apenas porque o frete é de volta para casa ou empresa. Siga com os mesmos critérios para calcular o valor como fez com o frete de ida.

Controle de gastos

Mesmo tendo um dinheiro extra faça o máximo para conseguir um controle de gastos não esbanjando. Dos critérios usados para calcular o tráfego de sua viagem, faça um planejamento do que sai mais em conta.

Foque em um ramo de atuação

Escolha o ramo que você irá trabalhar e foque nele usando todas as ferramentas possíveis como Network, marketplace e conhecimentos da área. Não tenha um caminhão frigorífico e aceite transportar uma carga de roupas, você irá desmerecer o seu trabalho e poderá ter problemas por não estar focando no que deveria.

Capacite seus colaboradores

Se você é dono de uma transportadora, qualifique os seus motoristas para diversas áreas onde a sua empresa possa atender. Às vezes o frete pode aparecer de um ramo não tão comum, mas tendo um motorista capacitado você poderá atender de forma legal, exemplo disso é o transporte de produtos perigosos que necessita de um motorista com certificado do curso MOPP.

Prazos

Se atente aos prazos. Jamais pegue uma viagem onde você vê que não poderá fazê-la no prazo estipulado. Manter a sua imagem diante dos clientes é primordial para continuidade da empresa e novos contratos.

Invista em tecnologia

Tecnologia é a palavra da vez e com o seu auxílio é possível fazer coisas que antes demoravam horas ou dias ou mesmo seriam impossíveis. 

Você pode antes mesmo de sair da sua cidade contratar um frete retorno que fará voltando para casa ou sua empresa.

Através de aplicativos de frete e das redes sociais você poderá ser contratado para trazer uma carga ao seu estado antes mesmo de fazer a viagem de ida.

Conheça os tipos de frete retorno

Para ajudar você a focar em determinada carga e frete existem os tipos de frete retorno onde você poderá avaliar qual melhor se adaptaria ao seu caminho, forma de trabalho e valor pretendido a ser recebido.

Carga dedicada

Com a carga dedicada o cliente poderá usufruir todo o espaço do caminhão apenas para ele, mas nesse caso a carga não precisará ocupar todo o local podendo ter espaços vazios.

Carga fracionada

Esse é o tipo de frete mais comum onde a carga é basicamente um pacote de dimensões variadas, mas ocupando um determinado espaço dentro do caminhão.

Esse tipo de entrega é mais demorada, entretanto tem o preço mais acessível para o cliente já que o transportador deverá realizar diversas paradas para a distribuição das mercadorias e consequentemente demora nas entregas.

Esse é o tipo de frete que garante uma alta lucratividade por ter várias encomendas e maiores chances de retorno.

Carga urgente

Com a carga urgente o transportador deverá fazer o máximo para entregar a encomenda o mais rápido possível. Ele terá um prazo curto para isso, mas também pela pressa poderá cobrar um valor mais elevado garantindo o lucro maior em cima da viagem.

Para realização desse tipo de viagem o motorista deve está sempre apostos, pois ela surgirá repentinamente e muitas das vezes em forma de frete retorno.

Carga fechada

Com esse tipo de carga o cliente ocupa todo o espaço dentro do caminhão e o transportador fará o seu percurso até o destino final sem nenhuma parada. Nesses casos o valor do frete se torna um pouco mais elevado.

Redação – Brasil do Trecho