Caminhoneiro que roda com um Mercedes LP3 321, e especialista em motores diesel dão suas opiniões.
O caminhoneiro Jonas, roda pelo Brasil com um caminhão Mercedes LP 321 ano 62 e conta qual diesel usa em seu veículo e o porquê.
Ele começa dizendo que em Pernambuco e no Maranhão não se comercializa mais o diesel S500, por isso quando precisa abastecer nesses dois locais, ele abastece com o diesel S10. Jonas, respondeu ao comentário de um dos inscritos em seu canal que alegou que o S10 pode danificar o caminhão.
O caminhoneiro enfatiza que sempre abastece o caminhão com o diesel disponível no posto de combustível.
Segundo ele, sempre que abastece, em Pernambuco, com o diesel S10, o pré-filtro da bomba alimentadora, se não for limpo, o caminhão para a cada 3 mil km rodados. O profissional não acredita que o problema seja o tanque sujo, mas o próprio combustível S10.
Para o especialista do Canal CAR UP Dicas Automotivas, todo veículo diesel fabricado a partir de 2012 deve usar o S10. Já os que foram fabricados anteriormente a 2012 devem usar o S 500 por conta das tecnologias de motorização diferentes.
O diesel S10 possui uma maior quantidade de biodiesel em relação ao S500. Se o óleo diesel apresentar um maior acúmulo de água, o resultado será uma proliferação de microrganismos no combustível.
A água em alta temperatura, principalmente quando tem o retorno do diesel que não acaba sendo consumido, faz com que o diesel volte em alta temperatura e entre em choque térmico com o diesel do reservatório.
Essa água se torna um meio perfeito para a proliferação dos microrganismos que se alimentam do biodiesel e seus excrementos geram as borras que entopem os bicos e as bombas injetoras.
Para os motores fabricados antes de 2012 que usam o S10, recomenda- se utilizar produtos antibacterianos a cada seis meses para evitar a proliferação dos microrganismos. Portanto, o melhor diesel é o apropriado para o sistema de motorização do seu veículo.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário