Caminhoneiro

Veja o que mudou nas regras do exame toxicológico

Posso dirigir sem ter feito o exame toxicológico? Os motoristas obrigados a fazer o exame já podem ser multados? Todo motorista profissional deve fazer o exame toxicológico? Essas e outras perguntas serão respondidas no post de hoje.

Para quem é o exame toxicológico?

O exame toxicológico continua sendo obrigatório para os motoristas profissionais que possuem a CNH nas categorias C, D e, E.

O exame toxicológico consegue identificar a presença de diversos tipos de drogas no organismo dos motoristas. Cocaína, maconha, morfina, heroína, anfetamina, metanfetamina, o famoso rebite usado por muitos caminhoneiros, etc. O exame toxicológico, detecta se os motoristas usaram qualquer uma dessas drogas em um período de três meses.

A lei que obriga os motoristas que pretendem adicionar ou renovar a CNH, foi criada em 2015 com objetivo de proporcionar mais segurança no trânsito.

O exame toxicológico é feito em clínicas credenciadas pelo DETRAN e custa em torno de 270 a 290 reais. O material coletado para o exame toxicológico pode ser fios de cabelo ou unha.

O resultado é disponibilizado de forma anônima, ficando a cargo dos motoristas decidirem se dão continuidade ao processo de renovação da CNH.

O exame toxicológico deve ser feito apenas na renovação da CNH?

A lei determina que o exame toxicológico deve ser feito na metade do tempo de validade da CNH, mas muitos motoristas deixam para fazer o exame na renovação da habilitação.

Contudo, não existia punição para esses motoristas, porém a punição veio no artigo 165B do Código de Trânsito Brasileiro do qual vamos tratar na sequência.

O artigo 148A do CTB determina que quem tinha validade da CNH de 5 anos – as pessoas que estavam perto de completar os 65 anos, tinha que fazer o exame toxicológico a cada dois anos e meio.

Após completarem os 65 anos, o exame toxicológico deveria ser feito a cada um ano e meio. Até então, não existia nenhum tipo de punição, mas com as mudanças na legislação veio uma punição para aqueles que não fizerem o exame toxicológico.

Entendas as mudanças nas regras do exame toxicológico

Atualmente a lei determina o exame toxicológico para todos os motoristas, nas categorias já citadas, antes de completarem os 70 anos. O exame toxicológico periódico deve ser feito a cada 2 anos e meio. Então, com a nova regra, tanto o caminhoneiro, com validade da CNH de 10 anos, quanto aquele com validade de 5 anos, terão de fazer o exame toxicológico a cada 2 anos e meio.

Apenas as pessoas, com 70 anos ou mais, estão fora dessa nova regra.

Artigo 165B

Esse artigo foi inserido no CTB e define a punição para os condutores das categorias C, D ou E, com o exame toxicológico vencido a mais de 30 dias.

No entanto, a punição será para os motoristas que precisam fazer o exame toxicológico, mas que o exame está vencido há mais de 30 dias e que ainda, assim, estão conduzindo veículos nas categorias citadas acima.

Mas para os condutores, com as categorias C, D ou E que não estão dirigindo caminhão, por exemplo, se  na renovação da CNH for constatado que o condutor já deveria ter feito o exame, mas não  o fez, pode ser multado, mesmo que não estivesse trabalhando com veículos de grande porte. Se a renovação da CNH for em outras categorias que não a C, D ou E, a multa não será aplicada.

Assista o vídeo:

Se esse conteúdo foi útil para você, então compartilhe porque pode ter utilidade para outras pessoas também!

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

18 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

18 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

18 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

19 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

19 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

19 horas atrás