Renovação de CNH para caminhoneiro

O primeiro passo para se tornar caminhoneiro é tirar a habilitação E. Após isso, a renovação da CNH deve ser o segundo passo para continuar exercendo o ofício.

Caminhoneiro se dirigindo até seu caminhão. Foto: Reprodução da internet

O primeiro passo para se tornar caminhoneiro é tirar a habilitação E. Após isso, a renovação da CNH deve ser o segundo passo para continuar exercendo o ofício.

Neste artigo, vamos detalhar tudo o que você precisa saber na hora de renovar sua CNH, entenda as principais dificuldade para os caminhoneiros no inicio da carreira.

Passo a passo para renovação

1º passo: Agendamento no site do DETRAN

Após acessar o site do DETRAN de seu estado, clique na opção “Renovação da Carteira Nacional de Habilitação”. Depois, preencha os dados solicitados. Será emitida a taxa de renovação para ser paga pelo motorista. No próprio site, agende a data e local para a realização do exame de renovação.

2º passo: Compareça à unidade do Detran com os seguintes documentos:

  • Comprovante de pagamento da taxa de renovação da CNH;
  • Resultado do exame médico;
  • Original e cópia da CNH
  • Original e cópia de comprovante de endereço em nome do motorista, emitido até três meses antes da apresentação.

O que muda na renovação da CNH para caminhoneiro?

A vida de um caminhoneiro que trabalham com o transporte de bens ou pessoas sob o CBO 7825-10, como os caminhoneiros, a responsabilidade é ainda maior. Por isso, diferentemente dos outros motoristas, o caminhoneiro precisa realizar o exame psicotécnico – para atestar a sanidade mental e condições psicológicas favoráveis ao exercício da função.

Conforme a legislação, os motoristas do transporte de bens ou pessoas, também precisam realizar o exame toxicológico, a fim de saber se o profissional recorreu a drogas nos últimos 90 dias exigido por diversas transportadoras.

Exame médico e toxicológico

O exame toxicológico consegue identificar a presença de diversos tipos de drogas no organismo dos motoristas. Cocaína, maconha, morfina, heroína, anfetamina, metanfetamina, o famoso rebite usado por muitos caminhoneiros, etc. O exame toxicológico, detecta se os motoristas usaram qualquer uma dessas drogas em um período de três meses.

A lei que obriga os motoristas que pretendem adicionar ou renovar a CNH, foi criada em 2015 com objetivo de proporcionar mais segurança no trânsito.

O exame toxicológico é feito em clínicas credenciadas pelo DETRAN e custa em torno de 270 a 290 reais. O material coletado para o exame toxicológico pode ser fios de cabelo ou unha. O resultado é disponibilizado de forma anônima, ficando a cargo dos motoristas decidirem se dão continuidade ao processo de renovação da CNH.

Renovação da CNH para caminhoneiro durante a Pandemia

Durante o período pandêmico do coronavírus, o prazo para renovação da CNH fora suspenso, pela legislação em todos os estados. O CONTRAN suspendeu os prazos relacionados a serviços de trânsito em todos os estados.

O Presidente do CONTRAN, Frederico Carneiro, explicou na época, que o propósito da medida era adequar a legislação de trânsito para a realidade causada pela pandemia. Com o fechamento de todos os órgãos de trânsito no País.

Porém, passado o período pandêmico, os serviços que estavam suspensos voltaram a valer, inclusive a renovação da CNH.

A renovação é muito importante para que os caminhoneiros consigam continuar trabalhando e mantendo o seu salário.

PL 3552/2019

O projeto de Lei 3552/19 está tramitando na Câmara dos Deputados, se promulgada, motoristas maiores de 60 anos estarão isentos da taxa de renovação da CNH, como direito do caminhoneiro.

O sindicato da categoria dos caminhoneiros ajudam a fiscalizar e realizar o cumprimento da lei.

Dependendo de algumas ocasiões os caminhoneiros tem direito a insalubridade, saiba em quais casos e quando requerer.

O autor da proposta é o deputado Coronel Chrisóstomo do PSL – RO. “O Estatuto do Idoso assegura aos maiores de 60 anos uma série de direitos, com a gratuidade dos transportes públicos urbanos e semiurbanos. Entretanto, aqueles que dirigem não foram contemplados no estatuto, visto que, a partir dos 65 anos, o idoso é obrigado a renovar a CNH a cada três anos”, declarou o deputado, até durante a aposentadoria dos caminhoneiros, aprenda também como requerer a sua aposentadoria como caminhoneiro.

O PL3552/219 já foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes. Caminhoneiros, motoristas de vans e de ônibus também poderão ser beneficiados pela proposta que ainda precisa ser aprovada em outras comissões da Câmara.

Ampliação de pontuação da carteira de motorista

Já está vigorando a lei que aumenta o limite de pontos na CNH de 20 para 40.

Antes da nova lei, os motoristas que atingissem 20 pontos durante o período de 12 meses ficariam com a CNH suspensa. Hoje, a suspensão ocorre da seguinte forma.

O motorista tem a CNH suspensa com 20, se tiver duas ou mais infrações gravíssimas. 30 pontos, se tiver uma infração gravíssima; 40 pontos, se tiver nenhuma infração gravíssima.

Para os motoristas que trabalham com o transporte, como taxistas e motoristas de aplicativo, a suspensão só ocorre quando atinge os 40 pontos. Independentemente da gravidade da infração.

Como funciona a renovação simplificada?

A renovação simplificada funciona da seguinte forma:

  • Acesse o site do Detran e faça o login
  • Clique em CNH – HABILITAÇÃO
  • Clique em RENOVAÇÃO SIMPLIFICADA DA CNH
  • Clique no ícone “pelo portal” e confirme as informações
  • Na próxima página, confirma o seu endereço ou cadastre um novo
  • Após isso aparecerá os dias e horários disponíveis para fazer os exames;
  • Clique em “solicitar”

Desta forma, é possível fazer a renovação simplificada da CNH pela internet e no conforto da sua casa. O valor do exame médico pode ser pago com cartão ou em dinheiro na casa lotérica. Após o pagamento da taxa do DETRAN e da postagem, a CNH será entregue na sua residência.

Caminhoneiros com pouca experiência devem ficar atentos a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para continuar exercendo sua função como caminhoneiro.

Novos prazos para renovação

O vencimento da CNH pode ser renovado em prazo de 10 anos para os motoristas com até 50 anos.

 A legislação permite que após o processo de renovação da CNH, dentro do prazo estabelecido pelo CONTRAN, o motorista tenha um novo período de vencimento do seu documento.

  • Motoristas até 50 anos, terá validade de 10 anos;
  • Motoristas com mais de 50, a validade será de 5 anos;
  • Motoristas com mais de 70 anos, a validade será de 3 anos.

Calendário de renovação da CNH

Devido à legislação de confinamento para conter a covid- 19, os motoristas ganharam um prazo de 1 ano para continuar usando a habilitação vencida. Mas com tudo voltando ao normal, é preciso ficar atento ao calendário de renovação da CNH. Confira o calendário conforme o vencimento, acessando o link a abaixo:

Como mudar de categoria entre C E?

  • A legislação determina que para mudar de categoria é preciso observar os seguintes requisitos:
  • Categoria C: o condutor deve estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B;
  • Categoria D: ter 21 anos, estar habilitado no mínimo há 2 anos na categoria B ou 1 na categoria C e passar no exame toxicológico.
  • Categoria E: ter 21 anos, no mínimo há um ano nas categorias C ou D, não ter cometido infração gravíssima nos doze últimos meses, o condutor não pode possuir nenhum bloqueio no prontuário.

Quanto custa para renovar a CNH em 2022?

A taxa de renovação para renovar a CNH, varia de estado para estado, mas neles todos, o condutor precisa estar ciente que além de pagar os exames médicos, também irá desembolsar o valor da taxa do DETRAN para continuar a sua jornada de trabalho.

A média está entre R$ 180 e R$ 150 com exames e taxa do DETRAN. Se for para entregar um documento em casa, sai mais caro por conta do valor cobrado pelo correio, evitando multas por não renovar a CNH.

Portanto sempre é importante manter uma reserva financeira para conseguir realizar toda sua renovação sem precisar de linha de credito ou cartão de credito.

Redação – Brasil do Trecho