Caminhoneiro

Caminhão Hi – Way da IVECO pega fogo: Veja as possíveis causas e como agir em caso de incêndio do veículo

Caminhoneiro quebrou o para-brisa e começou a jogar água na cabine a fim de combater as chamas.

Vários caminhões estavam estacionados em um local aberto quando um IVECO Hi – Way de cor azul começou a pegar fogo na cabine.

O caminhoneiro que trabalha com o veículo contou com a ajuda de colegas para quebrar o para-brisa com uma escada e assim lançar água na cabine que estava em chamas.

A estratégia funcionou, pois o fogo foi desfeito pela água. O homem que narra o vídeo diz que o caminhão pegou fogo sozinho, mas como pode um caminhão aparentemente tão novo pegar fogo do nada?

Fatores que provocam incêndio no caminhão

Um dos principais fatores é a pane elétrica. Por isso é de extrema importância verificar chicotes elétricos que saem do alternador, caixas de relés, fusível e bateria.

Mangueiras de alimentação também oferecem riscos, uma vez que podem ressecar com o tempo e se tornarem quebradiças, fazendo o diesel vazar e causar incêndio.

Outro fator de risco é o tanque de combustível.  Verifique a tubulação e procure por sinais de ressecamento, alterações de cor e rachaduras. Suspeite de qualquer cheiro de diesel e analise as conexões com o filtro e outros elementos diretamente ligados ao combustível.

O que fazer em caso de incêndio no caminhão?

Caso você esteja dirigindo o caminhão, pare o mais rápido possível e preferivelmente longe de outros veículos.

O segundo passo é levantar a cabine – caso o fogo venha do motor, mas tome muito cuidado ao elevar a cabine, pois o fogo pode aumentar ao entrar em contato com o oxigênio.

Na sequência, pegue o extintor, procure o foco do incêndio e direcione o jato do extintor diretamente nele.

Assim, que controlar o incêndio, aguarde o motor esfriar, desligue os polos da bateria e chame os bombeiros.

Vídeo: Denilson Castro

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto