Caminhoneiro

Caminhoneiro denuncia PRF por apreensão ilegal de veículo arqueado

Caminhoneiros reclamam que a corporação perseguem a classe

O canal do YouTube Givanildo C91 divulgou um vídeo onde um caminhoneiro denuncia uma prática da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que tem se intensificado nos últimos anos, apreensão de caminhões com traseira arqueada.

Sem identificar em qual posto da PRF estava, o motorista filmou vários veículos que foram apreendidos e estavam no pátio da corporação pelo fato de estarem arqueados de forma indevida.

Segundo o profissional os veículos não tinham necessidade de estar ali pois estavam dentro do padrão especificado no código de trânsito brasileiro(CTB), ou seja, eles não estavam cometendo nenhuma infração ou irregularidade.

Pela gravação é possível ver alguns veículos que estavam no pátio, ao menos dois caminhões levantaram a suspeita de um arqueamento acima do limite, porém os outros demonstram estar dentro da normalidade e caso estejam ali pelo arqueamento traseiro a apreensão seria ilegal.

O que diz o código de trânsito brasileiro sobre arqueamento de traseira de caminhões?

Desde 2014 existe uma resolução do limite do arqueamento de caminhões, mas fiscalizações do tipo não eram tão corriqueiras e os caminhoneiros não se intimidavam.

Após o acidente de pai e filho que ocorreu no início do ano passado, o tema foi muito abordado pela imprensa e a polícia rodoviária federal intensificou fiscalizações em relação a medição da traseira de caminhões.

Uma especulação muito grande girou em torno da altura da traseira dos dois veículos que se envolveram no acidente onde vitimou fatalmente o filho e a nora, colidindo na traseira do veículo do pai.

Um burburinho tomou conta do mundo caminhoneiro e falas de que o arqueamento foi o responsável pela morte das vítimas deu visibilidade para fiscalização de outros veículos.

Conforme a resolução 479 do Contran os caminhões são permitidos a serem elevados em até 2 graus o que equivale a 3,5 centímetros por metro de comprimento não tendo as lanternas traseiras 1,20 metro acima do chão.

Etiquetas caminhoneiroPRF
João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Acidente na BR-101 deixa caminhoneiro natural de Petrolina morto no sul da Bahia

Caminhoneiro natural de Petrolina morre em colisão na BR-101, no sul da Bahia Um acidente grave na BR-101 deixou um…

22 horas atrás

Transportadora TPF abre vagas para motorista carreteiro

A empresa Transportadora Porto Ferreira anunciou um novo processo seletivo para contratação de motoristas com experiência em caçamba, os interessados…

22 horas atrás

Falta de caminhoneiros vira dor de cabeça e transportadoras buscam soluções de todo jeito

A falta de caminhoneiros no Brasil já virou um dos maiores problemas para o setor de transporte. Muitas transportadoras não…

22 horas atrás

Correios avaliam compra de carros elétricos para cortar custos, mas falta dinheiro no caixa

Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…

22 horas atrás

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

2 dias atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

2 dias atrás