PRF fecha o cerco contra caminhões com problemas que colocam a segurança em risco

Uma fiscalização em massa no trecho da Fernão Dias em Minas Gerais apreendeu e autuou diversos veículos 

Caminhão sendo fiscalizado
Caminhões sendo fiscalizado pela PRF. Foto: reprodução

Uma fiscalização em massa no trecho da Fernão Dias em Minas Gerais apreendeu e autuou diversos veículos 

A Polícia Rodoviária Federal(PRF) montou uma mega operação na tarde da última quinta-feira(19) com o intuito de garantir segurança para os caminhões. Intitulada operação de trânsito Serra segura, os motoristas de veículos de carga foram o centro das atenções.

Os agentes da PRF montaram um ponto de apoio no quilômetro 537 da Rodovia Fernão Dias, localizado no município de Itatiaiuçu(MG) para fiscalizar veículos com problemas que trazem riscos à segurança dos profissionais no trânsito.

Os caminhões que foram parados tiveram documentos e inspeções realizadas visando a conservação de componentes, sistema de frenagem, características originais do veículo e algum tipo de alteração ou excesso no peso do carregamento.

A PRF aprendeu 24 caminhões que estavam irregulares e autuou 170 motoristas com ocorrências, além de identificar mais de 25 mil quilos de excesso de peso em caminhões que tiveram que realizar o transbordo da carga para continuar seguindo com o transporte.

Foco da fiscalização 

Apesar de a fiscalização abordar vários pontos com os veículos, foi focado problemas que atingem veemente a segurança do caminhoneiro como dos outros componentes do trânsito.

Se você parar para pensar, todas as infrações que um caminhoneiro pode cometer, ele estará colocando sua vida em risco ou a de alguém, mesmo que seja em caráter menor.

Trafegar com um dos faróis queimados diminui a visibilidade do profissional, mas não é tão perigoso quanto andar com um veículo que tenha falhas no sistema de freio, entretanto pode a longo prazo trazer sérios problemas.