Conheça a história da DAF no Brasil

Em 2011 a DAF chegou ao Brasil e construiu sua planta em Ponta Grossa, Paraná. Lá são produzidos os modelos da linha XF e CF, caminhões extrapesados e pesados.

DAF XF
DAF Percorrendo estrada Brasileira. Foto: reprodução

Em 2011 a DAF chegou ao Brasil e construiu sua planta em Ponta Grossa, Paraná. Lá são produzidos os modelos da linha XF e CF, caminhões extrapesados e pesados.

Referência no mercado europeu no segmento de cavalos mecânicos pesados

Fundada em 1928, na Holanda, a DAF é subsidiária do grupo americano PACCAR desde 1996. A PACCAR projeta e fabrica motores a diesel avançados, além de fornecer serviços financeiros personalizados, tecnologia da informação e peças de caminhão.

A marca holandesa é referência no mercado europeu no segmento de cavalos mecânicos pesados.

Além de ser a quarta maior montadora do mundo, a DAF, é líder global em tecnologia e designer. Foi dela que veio em 1973, a criação do motor turbo intercooler, e acredite, ela foi a primeira empresa a lançar o câmbio CVT. É isso mesmo, a montadora fabricou carros nos anos 1950 para atender a alta demanda da Europa no pós-guerra.

Os caminhões DAF são produzidos na Holanda, Bélgica, Reino Unido, Austrália e Brasil.

Fábrica DAF

DAF Caminhões Brasil

Em 2011 ela chegou ao Brasil e construiu sua planta em Ponta Grossa, Paraná, com 300 milhões de investimento. Lá são produzidos os modelos da linha XF e CF, caminhões extrapesados e pesados. O DAF XF é oferecido na opção cavalo mecânico, destinado ao transporte de longas distâncias, e a linha CF, disponibiliza de duas opções de cavalo mecânico: rígido e Off Road.

No ano de 2015, a montadora também passou a produzir os motores PACCAR MX, propulsor que integra os dois modelos de caminhões nacionais DAF.

Principais modelos da marca no Brasil

Os primeiros modelos apresentados pela DAF no Brasil foram:

  • FTT XF 105
  • FT CF 85
  • FA LF 55

Conheça os modelos:

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Em 2013 os primeiros caminhões da série XF 105 começaram a ser vendidos nas versões de 410 ou 460 cavalos de potência, disponíveis nas configurações 6×2 FTS ou 6×4 FTT.

O motor deles era o PACCAR MX com 6 cilindros em linha de 12,9 litros e torque de 203,9 kgfm na versão de 410cv. Já na versão de 460cv, eram disponibilizados 234,5 kgf.

A caixa de marcha poderia ser manual de 16 marchas ou transmissão automatizada da ZF Astronic de 12 ou 16 velocidades.

Em 2015 foi lançado o novo modelo da marca, o XF 105 510 com o mesmo motor das versões PACCAR MX das mesmas versões 410 e 460cv. No entanto, o 510 era o caminhão mais potente da marca no Brasil com capacidade de gerar 510cv.

A DAF ainda não alcançou, no Brasil, o pódio de montadoras como Scania, Volvo e Mercedes, mas alcançou o 2º lugar em número de vendas no ano passado.

Será que ela pode alcançar os patamares de vendas das outras montadoras europeias que reinam no Brasil?