Conheça o caminhão da Volvo que terá autonomia de até 1.000 quilômetros

A Volvo Trucks anunciou que até o fim desta década irá disponibilizar mais opção neutra em Co₂ para o seu portfólio de caminhões.

Volvo com combustível
Caminhão volvo movido a Co2. Foto: Divulgação volvo

O caminhão elétrico será movido por células de combustível a hidrogênio.

A Volvo Trucks anunciou que até o fim desta década irá disponibilizar mais opção neutra em Co₂ para o seu portfólio de caminhões. Além dos caminhões elétricos oferecidos na Europa e Estados Unidos, a montadora garante que irá disponibilizar caminhões elétricos a célula de combustível movidas a hidrogênio.

O Caminhão terá uma autonomia de 1.000 quilômetros e um tempo de reabastecimento em menos de 15 minutos.

Segundo a Volvo, as duas células de combustível conseguem gerar 300 kW de eletricidade a bordo.

Veja os detalhes do caminhão

YouTube video
Video: Olhar Dígital

Tecnologia de células de combustível

As células de combustível geram sua própria eletricidade a bordo a partir do hidrogênio, ao invés de carregarem de fontes externas. O único subproduto emitido é vapor de água.

Uma tecnologia ainda em fase inicial de desenvolvimento e como muitos benefícios, principalmente para o planeta, mas há muitos desafios pela frente.

Um deles será o fornecimento de hidrogênio verde (produzido usando fontes de energia renováveis, como eólica, hidrelétrica e solar) em larga escala. Outro é a infraestrutura de reabastecimento de veículos pesados, que ainda precisam ser desenvolvidas.