Caminhão arqueado. Foto: reprodução
A legislação brasileira de trânsito é composta por regras e diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro(CTB) e do Conselho Nacional de Trânsito(Contran). Através dessas normas os caminhoneiros possuem proibições que não devem fazer no seu dia a dia de trabalho.
Como um bom motoristas que zela pelo seu veículo, os caminhoneiros tendem a pintar, enfeitar, adesivar e colocar acessórios para deixar o caminhão cada vez mais bonito e ao seu estilo, mas alguns componentes são proibidos e é sobre isso que vamos falar hoje.
Seja para enfeite ou para uma função a mais, os caminhoneiros tendem a colocar acessórios nos caminhões, mas grande parte deles são proibidos por lei.
Vamos mostrar para você alguns acessórios que são proibidos de serem usados nos caminhões.
Desde 2017 são proibidas pelo Contran e não podem ser utilizadas nas traseiras dos caminhões ou nas escadarias do veículo.
Elas obstruem a visão de outros motoristas aumentando o risco de acidentes.
Essas capas são proibidas desde o ano 2012 por causar mais ferimentos em casos de acidentes já que as pontas destes componentes são extremamente cortantes.
Proibidos desde o ano de 2016, apenas veículos de transporte de passageiros podem utilizar devido a distração que podem provocar em outros motoristas quando instalados em caminhões.
Os faróis de LED juntamente com xênon que não são originais também podem prender a atenção de outros motoristas e foram proibidos pelo Contran por irem contra a segurança de trânsito.
Películas ou insulfilm com percentuais fora do permitido por lei são proibidos. No para-brisa e nos vidros do motorista e do passageiro ao seu lado só podem ser usados o de 70%. Para o vidro traseiro e dos passageiros de trás a última normativa não impõe limite podendo ser usado até o de 1%.
O arqueamento por si só não é ilegal, mas se ele exceder os limites e parâmetros de trânsito se tornará irregular. O arqueamento deverá ser de no máximo 2° e excedendo esse número segundo o Contran, pode haver sobrecarga do eixo dianteiro.
Vale ressaltar que todos os componentes proibidos por lei tem como a sua proibição algo que coloque em risco a segurança de trânsito.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário