Caminhoneiro

Veja o que a bandidagem fez com esses caminhoneiros

Alguns caminhoneiros ficaram surpresos quando foram pegar o caminhão para trabalhar.

Módulo furtado

Caminhoneiros ficaram indignados quando souberam que os módulos dos caminhões que eles utilizam no trabalho foram furtados no estacionamento da Sipal (empresa do segmento de galpões logísticos e de armazenamento), localizada em Sorriso (MT).

Aparentemente só os módulos dos caminhões da Volvo foram furtados, todos modelo FH. Pelos menos 4 caminhões estavam sem o módulo.

Alto valor agregado

Os módulos de caminhões possuem um alto valor no mercado de autopeças. Um módulo do FH custa em média 10 mil reais, sabendo disso, os criminosos começaram a visar os caminhões a fim de furtar a peça.

Em Sinop, Mato Grosso, caminhoneiros também estão reclamando dos furtos constantes. A peça geralmente fica na parte externa do caminhão, facilitando o furto.

O módulo é o cérebro dos veículos automotores. É ele quem gerencia todo o sistema dos veículos desde o ABS a ignição, tudo é comandado pelo módulo, sem essa peça o caminhão não funciona.

Como proteger o módulo contra furto

É possível comprar um dispositivo antifurto. O mecanismo funciona semelhantemente aos parafusos antifurto colocados nas rodas dos carros.

O kit é composto por uma chave especial e uma porca, instalada no módulo. Para removê-la é preciso ter essa chave especial que acompanha o dispositivo.

Tudo bem que o ladrão sempre dar um jeitinho pra furtar, mas quando sendo possível dificultar o seu trabalho, por que não fazer?

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto