Caminhão

Volvo inicia testes de colisão com caminhões elétricos

Três tipos de testes de colisão em escala real foram realizados pela montadora sueca.

3 tipos de acidentes foram simulados

Visando desenvolver caminhões elétricos correspondentes ao nível de segurança dos caminhões diesel, a Volvo realiza testes de colisão com caminhões elétricos, semelhantes aos que são realizados nos carros pelo Latin NCAP, na América Latina, ou Euro NCAP, na Europa. Os testes são rigorosos e simulam acidentes com colisão em escala real.

Impacto Lateral

Impacto Lateral – O primeiro teste é o de impacto lateral, no qual um chassi simulando um carro de passeio atinge a lateral do caminhão que continha as baterias.

Assim, foi possível confirmar que as baterias com seus módulos e células estão bem protegidas e permanecem no mesmo lugar quando submetidas a fortes impactos.

Capotamento

Capotamento – Nesse teste, a Volvo força o caminhão a capotar. O objetivo é verificar se o sistema de alta tensão desliga para minimizar o risco de segurança para o motorista e a equipe de resgate.

Teste na Barra

Teste de Barra – O caminhão colide com um obstáculo que simula a traseira de outro caminhão. O intuito é testar se as instalações elétricas e os componentes sob a cabine permanecem no lugar.

“Como pioneiros na mobilidade elétrica, temos uma grande responsabilidade de garantir que a mudança para o transporte elétrico livre de combustíveis fósseis ocorra sem comprometer a segurança para motoristas, equipes de resgate e todos os outros usuários da estrada”, declara Berling, diretor de tráfego e Segurança de Produtos da VolvoTtrucks.

Quando os caminhões elétricos da Volvo chegarão ao Brasil?

No ano passado, a Volvo Group, anunciou um plano de investimento de mais de 1 bilhão de reais para a produção de caminhões e ônibus elétricos a partir de 2025, no Brasil.Segundo informações do UOL, a divisão de veículos pesados e equipamentos da Volvo, disse que está renovando seu ciclo de investimento no Brasil, incluindo o desenvolvimento dos primeiros ônibus e caminhões elétricos que serão produzidos nacionalmente e previstos para chegar ao mercado a partir de 2025.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto