Caminhoneiro

Caminhoneiro desabafa que auto escola não prepara motoristas para a realidade

O profissional pontua que os veículos usados no treinamento não são os mesmos caminhões do dia a dia

Um caminhoneiro gravou um vídeo em seu local de trabalho relatando um grande problema que os profissionais das estradas enfrentam ao terem que mudar de categoria para ser um motorista de caminhão.

Ao fazer o exame de mudança da categoria B para a D, o motorista não tem aulas práticas em um caminhão tendo que fazer as aulas em um micro-ônibus, veículo mais leve que não se iguala aos pesados das estradas que a categoria D autoriza a dirigir.

Ele contou que isso é algo bastante ruim e o caminhoneiro realmente só aprenderá a dirigir um veículo pesado na prática já que as configurações de um micro-ônibus para um caminhão são totalmente diferentes.

Como funcionam as auto escolas para caminhoneiros?

Quando os motoristas nas auto escolas fazem a mudança de categoria B para C, o foco é mais nos veículos pesados como caminhões, podendo aprender um pouco mais sobre a vida nas estradas.

Quando a troca é para a categoria D, a finalidade maior é acerca do transporte coletivo de passageiros, ou seja, motoristas de ônibus mesmo a categoria habilitada para dirigir caminhão, o foco será a condução de passageiros e não de cargas.

A categoria C é específica para motoristas que querem se habilitar no transporte de carga utilizando máquinas agrícolas, tratores e caminhões.

A categoria D já enfatiza o transporte de passageiros utilizando os veículos de vans a micro-ônibus e os ônibus convencionais.

Vídeo: WANDERSON VÍDEOS TRUCK

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto